Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jornadas em Coimbra. Três temas agitam as águas socialistas

22 jan, 2018 - 06:47 • Susana Madureira Martins

Transparência no exercício dos cargos públicos, alojamento local e Autoeuropa têm provocado autênticos choques frontais entre dirigentes socialistas de topo.

A+ / A-

Os deputados socialistas reúnem-se esta segunda e terça-feira em Coimbra em jornadas parlamentares e um dos temas que irão debater – a transparência no exercício dos cargos públicos – tem causado a maior divergência entre as mais altas figuras do partido.

Entre os deputados com reservas sobre os projectos apresentados pela direcção da bancada está a própria secretária-geral adjunta socialista, Ana Catarina Mendes, bem como Isabel Moreira e Maria Antónia Almeida Santos.

As dúvidas em torno dos projectos têm a ver com a eventual deriva populista que a discussão possa trazer fora da esfera política ou que o tema seja usado como arma de arremesso contra os partidos políticos.

A direcção da bancada não cede e o líder parlamentar, Carlos César, tem respondido que o problema da transparência não se resolve ignorando o tema, nem ele aumenta só por se falar dele.

A sessão de terça-feira, que vai ser aberta à comunicação social, poderá ser animada se as divergências surgirem mais uma vez.

Alojamento local

Outro tema que tem dividido a bancada do PS e dirigentes nacionais é o do alojamento local. E, neste caso, a divergência tem protagonistas ao mais alto nível.

Por um lado, a direcção da bancada parlamentar do PS, por outro o primeiro-ministro, o presidente da Câmara de Lisboa e alguns deputados socialistas.

Em causa está o projecto apresentado em Maio do ano passado, que permite aos vizinhos vetarem o uso de casas para alojamento local. Carlos César, o líder parlamentar, deu sempre o aval à proposta dos seus vice-presidentes de bancada –Filipe Neto Brandão e Carlos Pereira – mas contra a opinião de Fernando Medina, de António Costa e de deputados como Ana Catarina Mendes ou Sérgio Sousa Pinto, todos por considerarem que a proposta prejudica um negócio rentável para os proprietários de imóveis.

O projecto foi apresentado numas jornadas parlamentares em Bragança e o PS vai para as jornadas parlamentares em Coimbra, que decorrem esta segunda e terça-feira, com este caso mais ou menos remendado, já que Carlos César admitiu, entretanto, alterações ao diploma, negando, porém, que se trate de um recuo e que o que está a ser preparado é uma formulação diferente do diploma, apostando na fiscalização, conciliando os interesses de todas as partes.

Autoeuropa

Há uma outra divergência entre socialistas de que não se tem falado, mas que foi visível e audível há uns meses em torno da Autoeuropa e que ocorreu em pleno regresso político após as férias de Verão, em Setembro.

Tivemos, por um lado, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, no terreno do PCP na festa do Avante, a mostrar-se convicto de que as negociações entre a administração da Autoreuropa e os trabalhadores iam “correr bem” e que iria chegar-se a acordo.

O governante quis sobretudo dar razão quer aos trabalhadores, quer à administração, argumentando que ambas as partes estavam a defender a sua posição.

Por outro lado, tivemos uma espécie de reacção a estas declarações de Pedro Nuno Santos por parte da secretária-geral do PS, Ana Catarina Mendes, numa rara subida de tom dizendo que o que se tem assistido na Autoeuropa é uma “guerra partidária”, referindo-se implicitamente a uma guerra de poder sindical dentro da empresa entre PCP e Bloco de Esquerda.

O certo é que até agora a empresa não conseguiu chegar a acordo com os trabalhadores e mantém-se o fantasma de deslocalização levantado em Setembro pela secretária-geral adjunta do PS, que, de resto, é deputada eleita por Setúbal, distrito onde está localizada a Autoeuropa, na vila de Palmela.

Os deputados do PS iniciam esta segunda-feira, em Coimbra, dois dias de jornadas parlamentares com visitas às áreas afectadas pelos incêndios do Verão. Os deputados vão deslocar-se a Coimbra, Leiria e Viseu.
Os fogos Junho e Outubro fizeram mais de 100 mortos, milhões de prejuízos e destruíram centenas de fábricas e empresas.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • É isto é!
    22 jan, 2018 do cemitério 12:02
    "a empresa que meta malta nova que os mais velhos já se julgam donos daquilo. " Então deste seu ponto de vista os mais velhos não têm direitos, não podem reclamar, a solução: que se despeça os trabalhadores mais velhos! Aí depois entrem os mais novos pela metade do salário, a fazer mais horas, até de borla. Aí fica tudo bem. Ninguém anda a defender escravos, mas há serviços que têm de estar abertos aos fins de semana. Quem se mete nestes trabalhos aceitam as condições. Tu por exemplo aos fins de semana não queres comer em casa, nem quer estar preso em casa, vais ao cinema, onde tem pessoas que trabalham para te servir, comer nos hiper mercados porque muitos fazem o prato do dia e não há problema de estacionamento, mas onde trabalham pessoas para te servir. Toda a gente sabe que não é justo uns trabalharem aos fins de semana e outros não, mas isto é assim mesmo. Há serviços que podem mais estar fechados aos fins de semana do que outros, mas quem se mete no mundo do trabalho sabe as condições onde se metem. Agora quanto àquilo que recebem nos vencimentos e que é pouco, isto aí é outra coisa, mas quem neste país recebe um salário digno? Na função publica há muitos que ganham 700 e 800 euros para muitos anos de serviço, com a moeda que nos impuseram, foi para retirar mais poder de compra ao consumidor e enriquecer mais os que vendem... De resto quem ganha mais que 1000 euros muitas vezes são pessoas licenciadas ou doutoradas, e mesmo assim também têm os salários congelados.
  • DR XICO
    22 jan, 2018 LISBOA 11:10
    Quanto à AutoEuropa, se duvidas houvesse hoje percebemos o que se pretende, em entrevista a vários trabalhadores foram claros: não querem trabalhar aos fins de semana porque não precisam ganham bem tem muitos benefícios, agora querem gozar a vida, a empresa que meta malta nova que os mais velhos já se julgam donos daquilo. alegam que ñ podem ir passear com os filhos aos sabados para os centros comerciais onde escravos estão lá para os receber e atender. MARROCOS COM A AUTOEUROPA E ESTA GENTALHA PARA OS CENTROS DE DESEMPREGO.

Destaques V+