Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Defesa de Sócrates. Escutas são “absolutamente imprestáveis para qualquer processo criminal"

20 jan, 2018 - 16:19

Escutas da Operação Marquês, envolvendo José Sócrates, terão sido infectadas por vírus informático.

A+ / A-

A defesa do antigo primeiro-ministro José Sócrates exige a "imediata realização de perícia informática" às escutas.

Segundo um comunicado do advogado Pedro Delille, “as escutas entregues pelo DCIAP à defesa estão infetadas com vírus maliciosos; muitas delas não são de todo audíveis e outras não são audíveis para os efeitos processuais pertinentes: não permitem a identificação dos intervenientes nas conversas escutadas, nem a data, a hora ou o local em que terão ocorrido; e estão gravadas em ficheiros áudio .wav, que “não são ficheiros protegidos, podendo ser ou estar manipulados”.

Por isso, a defesa do ex-primeiro-ministro acredita que as escutas “são, em suma, absolutamente imprestáveis para qualquer processo criminal”.

A defesa requereu "uma vez mais, ao Tribunal Central de Instrução Criminal que determine a urgente distribuição do processo ao Juiz legal, para que antes de mais certifique publicamente quais os elementos que constituem os autos".

A procuradora-geral da República admite que alguns dos ficheiros informáticos que contêm as escutas telefónicas a José Sócrates estão infectados com vírus.

Em resposta a perguntas colocadas pela Renascença, o gabinete de Joana Marques Vidal confirma a existência dos vírus informáticos e explica que as próprias mensagens no momento da intercepção estavam já contaminadas

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Pires
    21 jan, 2018 Lisboa 20:05
    Estas declarações, quer da PGR quer do MP são assustadoramente falsas. Ridículas do ponto de vista técnico e completamente fantásticas. Não têm qualquer reflexo no mundo dos ficheiros audio digitais, são uma fabricação, uma não realidade, e eu suspeito por isso mesmo que uma gritante e obscena tentativa de contaminar o conteúdo das escutas com o bicho-papão do vírus das escutas. Não existe, é impossível e é falso.
  • fanã
    21 jan, 2018 aveiro 18:42
    O País inteiro está desde a muito contaminado , com vírus , bactérias , fungos , iliteracia , ignorancia e pior de tudo "submissão" as maiores injustiças Sociais ...............Amén !
  • Jorge Filipe Silva
    21 jan, 2018 Oeiras 15:36
    Fantástico como o PS e os seus lobies associados continuam a fazer dos mais incultos informaticamente que um vírus pode alterar as informações de uma escuta telefónica via telemóvel ou mesmo por fixo. O comum dos mais ignorantes acredita, mas de certeza que a Polícia não. Vergonhoso esta tipo de defesa que só tenta insultar em última instância os incrédulos e ignorantes. Como é possível chegar a isto? Caso fosse advogado de defesa NUNCA MAS NUNCA, teria a coragem nem a estupidez de tentar dirigir este caso por esta via. É quase o mesmo que considerar que 70� população tem uma total ignorância informática e para os mais idosos ainda pior. Nem digo mais nada, pois o role seria imenso sobre o desajustamento da forma como a política e a justiça é falada, exposta e avaliada pelos média e sobretudo pelo povo em geral. Precisamos urgentemente de uma nova e renovada mão cheia de gente nova e mais humana e menos dogmática na política, que olhe para o todo e se liberte de " velhos" e de " desajustadas ideologias que não estão mais ajustadas aos novos tempos.PORTUGAL precisa de.gente nova com visão futurista e com SERIEDADE, NÃO DESTES VELHOS DESTES PARTIDOS TODOS QUE NÃO PASSAM DE UM BANDO DE : Conhecedores das mentalidades mais velhas e dogmáticas e as usam em seu favor. Julguem esse Sócrates mais um desses inegrumes políticos que nada mais sabe fazer na vida sem oferecer em troca qualquer produtividade a Portugal, mas prejuízo, então é um mau gestor SEJA JULGADO COMO MERECE.
  • José Guimarães da Co
    21 jan, 2018 Sintra 13:04
    Vergonha. Se a justiça não funcionar terá de ser o povo a fazer com que ela funcione.
  • Vassefiuder
    21 jan, 2018 Vila Nova de Gaia 12:13
    Ora aqui esta a prova evidente total e final que Socrates é um santo e Vara ja foi ate beatificado. É uma infamia acusa-los até porque sao do PS o partido mais impoluto de Portugal..... Idiotas.Criminosos. Quando sera que a justica portuguesa dá um murro na mesa e os mete ja na cadeia a aguardar julgamento
  • Fernando marques
    21 jan, 2018 Agueda 11:56
    Bom dia isto só tem um nome com isto tudo que se passou se fosse um pequeno já estava na prisão haja pas e verdadeira justiça para esta gente vergonhoso ele tem sempre razão trata mal os juízes e ainda é um herói
  • L
    21 jan, 2018 Lisboa 10:55
    Seja o criminoso o que for, e tenha o crime a natureza que tiver, todos têm direito à defesa. E, para isso, são necessários os Advogados. Só nos regimes totalitários é postergado o direito à defesa. Neste caso e pelo menos por ora, os Advogados não estão a adiar nada. Até aqui, esperámos interminavelmente pela acusação do Ministério Público, com prazos sucessivos a ser ultrapassados. Até que a PGR teve de fixar um prazo limite ao Inquérito. Agora, espera-se o início da Instrução. E em julgamento se apurará o que resulta da prova. As escutas com vírus ... pois, já pode ser um grave transtorno. A ver vamos.
  • joao
    21 jan, 2018 beja 10:26
    Esses q dizem q os advogados não deviam defender certo tipo de criminosos, eu pergunto se fosse com um filho deles achariam bem q o mesmo não tivesse direito a ser defendido?...
  • Pedro
    21 jan, 2018 Aveiro 10:10
    Basta ir ao YouTube e podem ouvir um grande número de escutas e sem vírus . Mas porque é que a defesa não quer o uso das escutas?. Pensei que o Sr engenheiro não tinha cometido nenhum crime.
  • Luís Silva
    21 jan, 2018 Lisboa 01:13
    UM FICHEIRO AUDIO WAV COM VÍRUS ???? ISSO É IMPOSSÍVEL . FICHEIROS AUDIO WAV OU AIFF SAO IMPOSSÍVEIS DE CONTER VÍRUS.. IMPOSSÍVEL. MAS ESTÃO A QUERER ENGANAR QUEM. NÃO ME TENTEM ENGANAR A MIM QUE SOU INFORMÁTICO.

Destaques V+