Tempo
|
A+ / A-

EUA. Ainda não há acordo e governo pode ficar sem dinheiro

19 jan, 2018 - 22:43

O executivo federal só tem verba até 16 de Fevereiro.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos e o líder do Senado, o democrata Chuck Schumer, estiveram reunidos esta sexta-feira, mas não chegaram a acordo. Ganha força a hipótese de haver um “shutdown” do governo federal.

"Tivemos uma reunião longa e detalhada. Discutimos todas as principais questões pendentes. Houve algum progresso, mas ainda temos um bom número de desentendimentos. As conversações vão continuar", disse Schumer à entrada do Capitólio após a reunião.

A Câmara dos Representantes, controlada pelos republicanos, aprovou um financiamento provisório, até 16 de Fevereiro, mas o Senado não deu seguimento à iniciativa dos congressistas.

Os democratas exigem um acordo global que preveja a protecção de 700 mil imigrantes de serem deportados.

O último shutdown nos Estados Unidos ocorreu em 2013. Se não for aprovado o orçamento do governo federal para 2018, vários dos serviços considerados “não essenciais” podem ficar congelados para não gastarem. Os funcionários públicos ficam automaticamente num regime de licença sem vencimento.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+