Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vila Velha de Ródão. Terra do melhor azeite inspira mestre Cargaleiro

19 jan, 2018 - 16:00 • Maria João Costa

Numa visita a Vila Velha de Ródão poderá conhecer vários espaços culturais, desde o Museu do Contrabando, até a um núcleo dedicado ao azeite, um produto importante para a economia local e que há nove anos ganha prémios. Agora há uma edição limitada de azeite com um rótulo assinado por Manuel Cargaleiro, um artista natural da terra.

A+ / A-
Manuel Cargaleiro. "Não tenho medo da morte"
Manuel Cargaleiro. "Não tenho medo da morte"

“É só um beijinho”. É assim que o ceramista Manuel Cargaleiro define o rótulo que desenhou para uma edição limitada de azeite da sua terra natal, Vila Velha de Ródão.

A garrafa chega agora ao mercado pela mão da Cooperativa de Azeites de Ródão que lidera há nove anos o ranking dos “Melhores Azeites de Portugal”. A edição limitada deste azeite marca também o lançamento da marca “Terras de Oiro”, com que Vila Velha de Ródão se quer dar a conhecer.

O “Oiro” é o azeite que é produzido na região, explica à Renascença o autarca de Vila Velha de Ródão, durante a apresentação do azeite em Lisboa. Luís Pereira fala deste produto que “marca a tradição da região” e que “durante o século passado todo o território de Vila Velha de Ródão era marcado pelo olival”.

Segundo o autarca, esta cultura “desenvolveu uma economia muito forte” que hoje mantém a sua expressão e que se estende também ao mundo cultural.

Vila Velha de Ródão já teve mais de 60 lagares. Visitar a localidade do distrito de Castelo Branco é também descobrir alguns dos seus museus, um deles dedicado ao azeite.

Luís Pereira, que descreve o Lagar de Varas, um dos espaços museológicos dedicado ao azeite, como “um património recuperado pela autarquia e onde as pessoas poderão ver algo que diz muito desta tradição do azeite”.

Mas há mais equipamentos culturais a visitar no concelho e um património natural para descobrir. Desde logo, indica o autarca em entrevista ao programa Ensaio Geral da Renascença, “as portas de Ródão que é um monumento natural que é também a porta de entrada no Geoparque Naturtejo”.

O autarca sugere “começar a visita pelo Centro de Interpretação de Arte Rupestre do Vale do Tejo”, onde há “vestígios arqueológicos com mais de 150 mil anos”.

Em conversa com a Renascença, Manuel Cargaleiro recorda os momentos da sua infância em que via alguns desses desenhos rupestres que admite o tenham inspirado.

“Hoje, infelizmente, estão submersas pelo Tejo mais de 25 mil gravuras com seis mil anos”, relata Luis Pereira, que sugere por isso uma visita a este Centro de Interpretação onde poderá ser apreciado aquilo que as águas esconderam.

Numa vertente mais contemporânea, Vila Velha de Ródão tem a Casa de Artes e Cultura do Tejo que, “neste momento, tem uma excelente exposição do mestre Manuel Cargaleiro” e onde “a partir de Março terá uma instalação de Pedro Barateiro, um artista de Vila Velha de Ródão”, explica o presidente da câmara.

Neste concelho do distrito de Castelo Branco, mesmo encostado ao Rio Tejo, há também o Museu do Contrabando. Situado na freguesia de Perais, “junto à zona raiana, documenta a actividade que era desenvolvida naquela freguesia”, explica o autarca Luis Pereira.

Na Foz do Cobrão, numa das aldeias de xisto há também um Núcleo Museológico do Linho e da Tecelagem para visitar. “Motivos não faltam para ir até Vila Velha de Ródão e perceber o que foi aquele território e a nossa riqueza histórica”, conclui o presidente Luis Pereira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+