Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Português que apoia Trump está desiludido

18 jan, 2018 - 19:46

Francisco Semião considera que o Presidente norte-americano não conseguiu “limpar o pântano”, mas elogia os resultados económicos.

A+ / A-
Francisco Semião.O português que apoia Trump está desiludido

Veja também:


A economia está a melhorar, mas Donald Trump não é um "bom embaixador" nem conseguiu “limpar o pântano” em Washington, defende Francisco Semião, fundador e presidente da Organização Nacional de Portugueses Americanos (NOPA, na sigla inglesa).

Francisco Semião falava na emissão especial da Renascença, realizada esta quinta-feira na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), que assinalou o primeiro ano de Trump na presidência dos Estados Unidos.

Filho de pai português e mãe salvadorenho, o presidente da NOPA admite alguma desilusão com Donald Trump, mas também encontra pontos positivos.

“O senhor Trump não é um bom político e, também, não é um bom embaixador”, afirma. Não está bem rodeado na administração, sublinha.

“As pessoas que apoiaram o senhor Trump não ficaram com posições importantes. Foi construída uma parede invisível pelo pessoal de Bush. Ele não limpou o ‘swamp’ (pântano) na Casa Branca e nos departamentos importantes deste país”, lamenta Francisco Semião.

Por outro lado, o presidente da Organização Nacional de Portugueses Americanos defende que os resultados da política económica de Donald Trump estão à vista. A “economia está a melhorar” e as empresas do sector privado estão “com mais confiança” para investir e fazer negócios.

O novo pacote fiscal introduzido pela administração Trump e a diminuição da regulação em sectores como a energia também tiveram um “impacto positivo” na economia, sublinha.

“Para mim foi importante participar e ser conselheiro da campanha de Trump, porque a senhora [Hillary] Clinton é um pouco mais do lado socialista. Eu sou metade português e a minha mãe é de El Salvador, eu reconheço o impacto negativo que têm os partidos socialistas no mundo, eu não queria que a senhora Clinton fosse Presidente, porque podia ser uma coisa muito má para a economia”, disse Francisco Semião à Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • lopez
    19 jan, 2018 Jalisco 16:01
    Chico pá olha que o Trumpa ainda te deporta. Metade Tuga, metade Salvadorenho...estás madurinho para seres corrido dos USA.
  • Qqq
    19 jan, 2018 Lisboa 07:30
    O título não coincide com o texto. O que ele diz é que Hillary Clinton seria pior para a economia o que é verdade, e que há aparelhistas que se introduziram na administração, são os neocons da linha de Bush e Clinton, que no entanto têm um contrapeso em várias outras pessoas dentro da administraçāo. Se a Hillary tivesse ganho, o Estado Islâmico ainda teria controlo de um vasto território na Síria, e os cristãos sírios ainda estariam em fuga.
  • Jose Magalhaes
    19 jan, 2018 Lisboa 06:37
    Sim Senhor,.. pensamento profundo. Palavras cheias de sabedoria e conhecimento. A tal NOPA está bem dirigida, o seu presidente não é gago e toca muito bem viola. Assim é que faz falta.
  • paulo santos
    19 jan, 2018 linda 06:08
    Agora de que a Europa socialista, republicana e laica se ira tornar um continente islamico, a moda e de criticar o Trump e os Estados Unidos. A imprensa liberal, adora tudo o que e contra o Trump e os States!!!
  • Carlos Couto
    19 jan, 2018 Miami, Florida 05:33
    O Francisco, (Com quem falo frequentemente) nao disse nada do que e referido no titulo do artigo que como sempre e preparadp para desinformar. Factos: No primeiro ano de Presidencia Trump: Desempreso mais baixo dos ultimos 17 anos hoje a 4%, Foram criados 2.2 milhoes de novos postos de trabalho, inflacao 2%, Crescimento economico acima de 3%, Wall street a bater todos os records semana apos semana, Apple vai construir uma fabrica nos EUA no valor de 32 bilioes ( milhares de milhoes)de dolares e empregar mais 35000 pessoas, Mercedes,Nissan,Toyota,BMW e Hunday estao a construir fabricas novas para SUVs electricos e vao empregar mais desenas de milhares de pessoas Etc Etc Etc a lista nao para de subir. Nao ha nenhums 200 mil Portugueses para serem deportados Tenho respeito mas muita pena por ler os comentarios abaixo mencionados que mostram uma ignorancia completa sobre os Estados Unidos e o "nosso" Presidente sabendo que sao fruto da desinformacao constante que e passada como lavagem ao cerebro por jornaleiros de " copy and paste" ao publico Portugues. Assim passo eu alguns factos para quem tiver algum interesse em saber a verdade, para os outros...Have a nice life.
  • luis marques
    19 jan, 2018 aveiro 01:58
    Há portugueses de trumpa por todo o lado. Felizmente são poucos.
  • jorge hugo
    18 jan, 2018 loures 22:54
    Este tipo sabe lá o que é socialismo. Saberá que a RR é dum país governado por socialistas? Tinha que apoiar Trump.
  • António Campos Leal
    18 jan, 2018 Porto 22:31
    Hillary, socialista? Hilariante este cepo.
  • Joe
    18 jan, 2018 Lisboa 22:29
    Acho que disse tudo com "As pessoas que apoiaram o senhor Trump não ficaram com posições importantes.". Faltou-lhe o tacho?
  • carlos
    18 jan, 2018 Lisboa 21:56
    O Sr Xico ainda vai acabar de ser recambiado para cá pelo Trump

Destaques V+