Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo desafia políticos a abraçar pacto da Justiça

18 jan, 2018 - 17:26

Na abertura do ano judicial, o Presidente da República elogiou “arrojo e semente de futuro” do pacto que propõe 89 medidas para o sector.

A+ / A-

O Presidente da República aproveitou a abertura do ano judicial para elogiar o pacto da Justiça, com 89 medidas propostas pelos agentes do sector, e desafiar os políticos a acolherem as propostas.

Marcelo Rebelo de Sousa diz que o poder político só ganha em contar com a energia vital dos actores da justiça. “Os acordos a que foi possível chegar há escassos dias merecem uma palavra de reconhecimento, como cidadão e Presidente da República”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

O pacto da Justiça traz “originalidade, trabalho, empenho, abertura ao diálogo, preocupação com alguns temas prementes, arrojo, semente de futuro”, defendeu o chefe de Estado.

Marcelo sublinhou que esta “postura de interesse colectivo evitou chamar à colação matérias a justo título relevantes de estatuto e dignificação das magistraturas”.

Para o Presidente da República, “o poder político só ganha em contar com a energia vital daqueles que têm a vida permanente ligada à efectivação da justiça. Portanto, há que aproveitar estes ventos e não perder tempo”.

“Debatamos como garantir mais rigorosa legislação e do sistema de justiça, que só ganha com a feliz iniciativa acabada de anunciar de procurar aferir a confiança pública na justiça”, afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu a importância de responder aos problemas do dia-a-dia, mas também olhar para o futuro.

“Avancemos com medidas urgentes em áreas em que a necessidade é mais visível, não esqueçamos nunca os candentes problemas do quotidiano, mas dêmos passos conjuntos, corajosos e consistentes a pensar no médio e longo prazo”, referiu na abertura do ano judicial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FIlipe
    19 jan, 2018 évora 00:32
    Maior parte são reivindicações sindicais e nada tem haver com o povo !

Destaques V+