Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Évora

O regresso à anormalidade (mas com obras na cozinha)

18 jan, 2018 - 16:29 • Rosário Silva

Cozinha ainda não funciona normalmente, mas já há obras. Governo desbloqueou 70 mil euros para melhorar condições da escola.

A+ / A-

Há sopa, baguetes de atum e fruta – o almoço possível. É o primeiro dia depois do protesto de quarta-feira, quando a Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, por vontade de pais, professores, alunos e pessoal não docente, suspendeu as actividades lectivas para reivindicar condições mínimas para funcionar.

“Dentro do possível, hoje já estamos a funcionar normalmente”, conta à Renascença a directora da escola, Lurdes Brito. A cozinha ainda não funciona, mas já tem obras em curso, depois de ter sido desbloqueada pela Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

“A obra já está a decorrer na cozinha – espero que por poucos dias, pois o empreiteiro vai trabalhar no fim-de-semana, pelo que me disseram”, adianta Lurdes Brito.

Também a falta de tarefeiros será resolvida com a abertura de um concurso para a entrada de dois novos funcionários. Há também quatro que foram recrutados ainda na quarta-feira, “da bolsa de contratualização”.

À Renascença, Lurdes Brito confessa estar “feliz” com as garantias de que o Ministério da Educação vai dar prioridade à requalificação desta escola.

Sobre os 70 mil euros para “resolver os problemas da escola” que o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, anunciou no Parlamento, a directora diz nada saber: “Ouvi, mas não sei nada sobre isso, não sei se uma parte é já para a cozinha, não faço ideia. Vou esperar ser contactada.”

Apesar de desbloqueada a situação, a responsável pelo estabelecimento de ensino considera que é preciso ir mais além, passando pela efectiva requalificação da escola.

“Não queremos deitar a escola abaixo e fazer de novo, mas queremos climatizar, substituir a caixilharia, a parte eléctrica, o chão, o pavilhão gimnodesportivo”, diz. “Tornar uma escola apelativa e adequada ao século XXI”, resume.

Com cerca de 600 alunos, do 7.º ao 12.º ano, a Escola Secundária André de Gouveia é a única das três secundárias de Évora que não foi requalificada, apesar de constar no programa de financiamento europeu “Portugal 2020”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+