Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Democracia é o melhor sistema político, mas portugueses desconfiam dos partidos

18 jan, 2018 - 10:48

Em entrevista à Renascença, a politóloga Conceição Pequito garante que partidos e os políticos têm culpa no crescente sentimento de desconfiança.

A+ / A-

Os portugueses consideram que a democracia é o melhor sistema político, mas desconfiam dos partidos. É uma das conclusões do ensaio "A Qualidade da Democracia em Portugal", que vai ser apresentado esta quinta-feira, numa conferência organizada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

De acordo com os mais recentes dados do eurobarómetro, menos de um quarto dos portugueses (24%) tende a confiar nos partidos políticos.

Em entrevista à Renascença, Conceição Pequito, autora do ensaio, professora e investigadora universitária, garante que partidos e políticos têm culpa no crescente sentimento de desconfiança.

De forma geral, os portugueses "percepcionam os partidos e os titulares de cargos públicos e políticos como funcionando mal, como sendo corruptos, pouco competentes, interessando-se apenas pelos seus interesses individuais ou de grupo e não com os problemas reais da população. Isso é uma ideia que não nasce na sociedade civil por si, mas que tem para isso contribuído muito a actuação própria das principais instituições e dos seus titulares", diz a politóloga.

"Afinal, o que esperam os portugueses da democracia? Que ideia têm dela? Que causas contribuíram para a baixa de popularidade do regime? Como lidar com as consequências e traçar um novo rumo para o regime democrático em Portugal?", são algumas das questões a que o documento pretende dar resposta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    22 jan, 2018 aveiro 19:19
    A Ditadura , é.....Não ver, não falar , não ouvir ; contrariamente a DEMOCRACIA que nos dá todos esses direitos . A diferença de podermos protestar , ladrar a lua e até OPINAR , sabendo que os corruptos e PULHITICOS estão-se marimbando com isso . Como diz o Proverbio " O Cão ladra e a caravana passa !"...............País de bengalas e Jovens desabusados !
  • Cidadao
    21 jan, 2018 Lisboa 14:03
    Não há Democracia, mas Partidocracia. Os Partidos, Todos combinados, blindaram a Assembleia da República aos cidadãos, com desculpas que não enganam um miúdo de 8 anos, persistem no voto não em deputados, mas em partidos que elaboram eles próprios a lista de deputados à AR, sem qualquer intervenção dos cidadãos, os quais se limitam a dar força de Lei aos cozinhados partidários que podem servir o interesse do Partido, mas não servem o interesse do cidadão, nem o do País. Há deputados risonhos que se passeiam há anos pela AR, fazendo os seus contactos e negociatas, preparando-se para quando já não estiverem na política mediante um lugar em Conselho de administração duma qualquer empresa que privilegiou enquanto deputado, as tais "portas giratórias", e que por mais que votemos ... ele continua lá na AR, só desceu uns lugares na Lista mas continua em lugares elegíveis apenas e só porque tem poder dentro do Partido, e lá anda ele na AR em vez de estar onde devia estar que é preso, ou no minimo, fora da Vida Pública. Os Partidos cozinharam este arranjinho, fizeram este Lago Fechado onde só eles nadam e nós somos os idiotas uteis que de 4 em 4 anos, damos força de Lei, votando, a esta organização Mafiosa. E depois manifestam-se "preocupados" com a abstenção e o alheamento dos cidadãos da política... Porque será?
  • Para refletir...
    18 jan, 2018 Almada 14:59
    Falar na qualidade da democracia e apenas na política como se não houvessem outros poderes, é "atirar areia para os nosso olhos". E por alguns comentários parece que resulta, pois não vêm mais nada além da política. As pessoas vão votar mas o verdadeiro poder não resulta de eleições e funciona com pouca transparência. Assim temos de perguntar, que democracia é esta?
  • Tudo de cana
    18 jan, 2018 Lisboa 14:42
    Desconfiam? Pudera, alguns são autênticas organizações mafiosas.Veja-se no PSD a trampa que foi o pagamento de dezenas de milhares de cotas em troca de votos com transporte às urnas. Só faltou cama, mesa e roupa lavada. Já para não falar dos pulhiticos vigaristas.
  • TUGA
    18 jan, 2018 Lisboa 14:09
    Porque será??? São só tachos, trafulhices, corrupção, leis à medida deles, pagamos para eles chegarem aos tachos (Financiamento aos partidos) e mamarem dos nossos impostos, o povo reforma-se aos 66.anos eles aos 40 anos reformam-se, pensões vitalícias, RESUMO: São o CANCRO de Portugal!!!!
  • 18 jan, 2018 aldeia 12:20
    1º Os partidos não deveriam receber nada do Estado,os filiados que paguem as cotas,e se fôr pouco,aumentem-nas 2ºDeveriam legislar para quem ocupar o lugar de deputado,não poder ter mais cargos nem mais empregos,deputado a tempo inteiro;deveria ser de lei o máximo de 3 mandatos como deputados;as faltas e o cumprimento de horários e de trabalho deveria ser igual a qualquer funcionário publico,pois o deputado não é mais que isso;Deveriam limitar o nº de deputados na A.R,,Portugal é um país demasiado pequeno para o nº de deputados que temos;A não apresentação de obrigações legais,como a entrega de rendimentos,e outros,seria a suspensão imediata do cargo;os vencimentos de cargos polititicos deveriam ser indexados ao vencimento mínimo,num máximo de 10.Assim talvez contribuíssem para o POVO os levar mais a sério.
  • Bento Fidalgo
    18 jan, 2018 Agualva 11:48
    A prova da nossa democracia começa, e é demonstrada até nestes comentários!!! Só se publicam os que interessam aos moderadores!
  • Bento Fidalgo
    18 jan, 2018 Agualva 11:30
    Mas quem é que diz que temos uma Democracia?. Temos sim uma Mafiocracia!! Temos uma democracia de mafiosos! Também é democracia sim senhor!! Desconfiamos dos partidos? Mas porque será? Realmente não se entende!!! Quer dizer, já não se engana ninguém!! A vergonha, alias, a Pouca Vergonha ganhou estatuto!!! Mas para boa imagem chamam-lhe inteligência política!!!

Destaques V+