Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Marinho e Pinto: “Somos como os iogurtes. O meu prazo está a chegar ao fim”

18 jan, 2018 - 00:00 • Eunice Lourenço (Renascença) e David Dinis (Público)

Em entrevista à Renascença e ao “Público”, o eurodeputado Marinho e Pinto diz que “a geringonça foi um parto bafejado pelos deuses bons”. Rui Rio tem “coragem” e deve ter cuidado com as “armadilhas”. Ele, Marinho e Pinto, quer sair: “Tenho também uma relação muito frustrada com o povo português”.

A+ / A-

Veja também:


Depois de cinco anos como bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto chegou ao Parlamento Europeu em 2014 como candidato pelo Movimento Partido da Terra. Rapidamente, deixou aquele partido e, agora, é presidente do Partido Democrático Republicano. Agora, admite deixar a política.

Como é que tem visto, à distância do Parlamento Europeu, a actuação da "geringonça"?

A "geringonça" foi o resultado da confluência singular de vários factores, uns astrais, outros políticos. Foi um parto bafejado pelos deuses bons - porque tudo tem corrido bem. Mas vejo com alguma apreensão, só nesta medida: eu saúdo mudanças que se fizeram, corrigindo os excessos de austeridade do anterior Governo - que assumiram mais a natureza de um ajuste de contas ideológico com o 25 de Abril do que efectivas de ultrapassar a crise; mas vejo com preocupação, porque continua a enganar-se o povo, dizendo que é possível distribuir sem produzir. Isto preocupa-me, eu que estou aqui na Europa e vejo o rigor com que determinados países actuam em relação às questões orçamentais. O Estado só pode distribuir se criar condições para produzir. Mas em Portugal vejo que se insiste: "houve austeridade porque aqueles são maus, queriam o vosso mal; nós somos bons, cortamos a austeridade". Como se houvesse um cofre sem fundo, com dinheiro para redistribuir.

A eleição de Rui Rio, no PSD, pode mudar os discursos e as regras do jogo?

Rui Rio é um homem com princípios muito sólidos, um homem de grande rigor nas coisas que faz - e sobretudo de muita coragem. Enfrentou poderes muito fortes, quer na cidade do Porto, quer no país. A fasquia está muito alta ao nível das exigências que o país esperará dele, ao nível do rigor, do combate a certas degenerescências que se têm instalado na Justiça, na Assembleia da República... Agora, não sei como vai ser.

Revê-se nas posições dele sobre a Justiça?

Sim, sempre defendi isso. E haver um líder de um grande partido com a coragem de o dizer publicamente é um bom sinal. Agora, já começaram as movimentações aí em Lisboa, em alguns círculos do PSD, para lhe fazer a cama. Fizeram-na no passado: houve outro líder do PSD que teve que fugir, o Luís Filipe Menezes. Espero que o dr. Rui Rio tenha a sagacidade para resistir, não só às armadilhas, mas aos ataques frontais que vão mover-lhe. Há lobbys e clientelas poderosíssimos que não toleram quando há sinais de mudança.

Já decidiu o que vai fazer à sua vida política? Se vai recandidatar-se ao Parlamento Europeu?

Em política os prazos devem ser limitados. E além disso há também um limite natural para as pessoas. Eu sempre gostei da vida. E, quer como bastonário e como deputado, tenho renunciado a muitas das dimensões da vida, das realizações pessoais que fariam a minha felicidade. Estou no meu limite, somos como os iogurtes, temos também um prazo de validade. E penso que o meu prazo está a chegar ao fim.

Chegando ao fim como eurodeputado, também chega ao fim como projecto político?

Isso não posso dizer-lhe, porque não posso falar só no meu nome. Como presidente de um partido - do Partido Democrático Republicano - tenho responsabilidades para com as pessoas que aderiram, motivados pela minha forma de actuar. Devo falar com eles. Mas a ideia de que devemos parar. Mas tenho também uma relação muito frustrada com o povo português. Fiquei muito desencantado com a forma como os eleitores reagiram às declarações que proferi quando assumi o lugar de deputado ao Parlamento Europeu.

Relativamente aos salários que se praticam?

Sim, sim. Reagiram muito mal por eu dizer uma verdade. Lembro-me muita vez da “Alegoria da Caverna”, do Platão: há verdades que não se podem dizer ao povo, senão eles atacam o mensageiro, quem lhes diz a verdade e não os causadores dessa verdade.

Entrou na política como moralizador. Foi-lhe prejudicial?

Não, eu quando disse a verdade - eu disse que o Parlamento Europeu era um faz de conta. Porque é um Parlamento onde os deputados não têm iniciativa legislativa. É o único Parlamento do mundo e da história que está limitado a montante pelas propostas que lhe faz o Governo da UE [a Comissão]. E é o único órgão da UE legitimado pelo voto. Mas a jusante também, porque o que fizer tem que ser aprovado pelo Conselho. Isto é uma castração do próprio Parlamento.

É frustrante ser eurodeputado?

Há coisas muito boas: o que se ganha é excelente. Eu denunciei também os ordenados dos deputados. As pessoas reagiram dizendo: "se não gostas, deixa". como se eu estivesse a reclamar por receber tão bem! Não!

Mas ficou...

Que quer que lhe faça? É o povo que temos. São os jornalistas que temos em Portugal, atacaram quem divulgou, aquilo que todos os deputados silenciaram durante décadas.

E depois? Vai tentar ser eleito deputado à Assembleia da República ou dará o projecto por concluído?

Respondo-lhe com uma frase que vi no cinema, de um grande actor que era Humphrey Bogart, no Casablanca: "Nunca faço planos a tão longo prazo". Isso ainda é muito longe. Como lhe disse, depende do partido, das pessoas com quem me comprometi. Mas a minha vontade era libertar-me disto, destas coisas, para realizar as tais coisas do quotidiano de um homem que têm um grande peso na felicidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Teixeira
    22 jan, 2018 MAIA 01:15
    O Sr. julga-se muito esperto, mas não é tanto quanto pensa. Quem se deu ao trabalho de o seguir de perto num período curto do seu trajecto político, em pouco tempo percebeu que tipo de pessoa o Sr. é. O seu discurso está sempre repleto de sofismas, de hipocrisia, de calculismos. O Sr. não é um homem de grande caracter; os seus princípios assentam na procura exclusiva dos seus interesses pessoais, quer materiais, quer de caracter egocêntrico porque o Sr. é um narcisista vaidoso, convencido que é sobre dotado, mas não é capaz de manter um confronto de ideias dialetico porque sabe que a sua demagogia seria desmascarada. O seu discurso é populista, demagógico e falso porque aparentemente aparece em público como defensor de valores e princípios que na sua 'praxis' são negados pelo seu comportamento. "Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço" parece ser a sua máxima. Para quem não o conhece, o Sr. é muito hábil a contornar os assuntos incómodos. Não se entende muito bem porquê, mas os jornalistas são sempre muito politicamente correctos nas perguntas que lhe fazem, quando na realidade têm matéria para o confrontar encostando-o à parede. Bastaria pressioná-lo para falar do que se passou no 'seu' PDR e com os seus homens de confiança ao comando, depois de sanear os muitos homens de valor que por lá andavam. Assuma que o PDR é um nado morto.
  • Helena Matos
    19 jan, 2018 Coimbra 04:53
    Pois bem, Sr Dr, faça-se à estrada, já ontem era tarde. Vai ver que ninguém dá pela falta. Antes de sair, porém, era bom q fizesse um balanço e dissesse o que é que lá esteve a fazer, se é que fez alguma coisa. Que projetos pôs à consideração do PE? Que propostas apresentou? Que se visse, nada, nadica, foi a modos que um verbo de encher. Com uma agravante: falou mal, criticou e... deixou-se estar, que a almofadinha era boa e sempre dá para uma reforma sem chatices nem preocupações com o futuro. Foram salários chorudos, viagens para cá e pra lá, tudo à conta do Zé. Que ainda tem que ouvir que a coisa também farta, às vezes apetece dar o salto, porque se fica sem tempo para gozar a vida. E se o senhor deputado europeu estivesse nas condições de 90% do povo português, que mal tem tempo e dinheiro para sobreviver quanto mais para gozar a vida? Enxergue-se, homem, e, de caminho, vá vendo se enxerga (melhor) o país.

Destaques V+