Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Todo-o-terreno

Dakar 2018. Líderes cada vez mais destacados após 11ª etapa

17 jan, 2018 - 20:48

Dia feliz para Kevin Benavides, em motos e para Carlos Sainz, nos carros. Ainda que por motivos diferentes.

A+ / A-

O 'motard' australiano Toby Price (KTM) venceu a 11ª etapa do Dakar 2018 em motos, esta quarta-feira, com o argentino Kevin Benavides (Honda) a ganhar quase 10 minutos ao líder da geral, o austríaco Matthias Walkner (KTM). Nos carros, a vitória pertenceu ao holandês Bernhard ten Brinke (Toyota), no dia em que Carlos Sainz (Peugeot) ficou a saber que é ainda mais líder.

Nas Motos, Price impôs um ritmo alto e terminou os 280 quilómetros cronometrados, de uma etapa com 485 quilómetros entre Belén e Chilecito com Benavides a 1m38s, no segundo lugar, na primeira de duas etapas em ritmo de "maratona" - pilotos e veículos não podem receber assistência médica ou mecânica até ao final da etapa de amanhã.

Walkner, líder da geral, cedeu quase 10 minutos para Benavides, a três etapas do final da prova, mas mantém 32 minutos de vantagem face ao piloto argentino.

E tudo isto no dia em que o espanhol Joan Barreda, segundo da geral à entrada para a tirada, desistiu devido a exaustão e problemas físicos relacionados com lesões contraídas durante a sétima etapa.

O único português em prova, Fausto Mota (Tesla-Tamega Rally), subiu três posições na geral, para 42º, ao ser 45º na chegada a Chilecito.

Nos carros, o holandês Bernhard ten Brinke (Toyota) venceu e aproximou-se do terceiro lugar da geral, num dia em que os dois primeiros postos não tiveram grandes alterações durante a etapa.

E isto porque, depois do final da prova, a organização anulou uma penalização aplicada a Carlos Sainz, campeão em 2015, que lhe tinha subtraído 10 minutos, pelo que o espanhol é agora ainda mais líder, deixando Peterhansel a uma hora de distância.

O líder da tabela tinha sido penalizado por comportamento incorrecto com o holandês Kees Koolen, em "quad", na etapa de sábado mas a análise da organização levou à retirada da penalização depois de uma análise com recurso à telemetria.

Amanhã, os concorrentes enfrentam uma ligação de 723 quilómetros entre Fiambalá e San Juan, com 375 quilómetros cronometrados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+