Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Metade das casas destruídas no grande fogo de Junho foram reconstruídas

17 jan, 2018 - 19:39 • Paulo Ribeiro Pinto

Donativos do Fundo Revita ascendem a 4,3 milhões de euros, indica o relatório divulgado esta quarta-feira.

A+ / A-

Quase metade das 263 casas destruídas nos incêndios de Junho do ano passado já foram reconstruídas, indica o relatório de execução do Fundo Revita foi divulgado esta quarta-feira.

O valor total de donativos em dinheiro foi reforçado, comparando com Setembro. São mais 570 mil euros de donativos, totalizando agora mais de 4 milhões 357 mil euros. O Ministério do Trabalho e Segurança Social reforçou o financiamento em 2,5 milhões de euros.

O segundo relatório de execução do fundo criado para o apoio às populações das zonas afectadas em Junho, há 127 habitações com obras já concluídas e 90 em execução.

O Fundo Revita tem a seu cargo directo a reabilitação de 91 casas. Até Janeiro, 81 dessas casas já estavam com obras em execução ou concluídas, ou seja, 89% das habitações.

O processo de apetrechamento das casas reconstruídas já foi iniciado, estando em fase de reequipamento 10 habitações: quatro em Figueiró dos Vinhos, duas em Castanheira de Pera e quatro em Pedrógão Grande.

De acordo com o documento, 54 entidades aderiram ao Fundo Revita, das quais 42 com donativos em dinheiro, oito em espécie - como móveis e electrodomésticos - e ainda quatro na prestação de serviços - como a Ordem dos Engenheiros ou dos Arquitectos.

O incêndio que começou no dia 17 de Junho em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 66 mortos e mais de 200 feridos e só foi dado como extinto uma semana depois.

As chamas alastraram aos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pampilhosa da Serra, Penela e Sertã.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+