Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

70 mil euros para obras de emergência em escola de Évora

17 jan, 2018 - 18:27

Escola Secundária André de Gouveia não abriu esta quarta-feira por falta de condições.

A+ / A-

Veja também:


O Governo vai disponibilizar 70 mil euros para "resolver os problemas que existem na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, que esta quarta-feira não abriu por falta de condições, anunciou o ministro da Educação.

A promessa foi feita pelo ministro Tiago Brandão Rodrigues durante uma interpelação do CDS-PP ao Governo sobre educação, e em que foi questionado pela deputada do PCP Ana Mesquita sobre a situação na escola de Évora.

A escola, disse, "é uma preocupação" para o Governo e recordou que é um dos estabelecimentos com investimentos previstos no programa 2020, de fundos comunitários, com uma verba prevista de mais de 2,3 milhões de euros.

"Está prevista, no mapa de investimento imediato, uma verba de 70 mil euros para resolver os problemas que existem", frisou.

Tiago Brandão Rodrigues disse que houve uma reunião no Ministério da Educação com o presidente da câmara de Évora, e o ministro acredita ser possível resolver os problemas que afetam aquele estabelecimento de ensino.

O governante afirmou que não há falta de assistentes operacionais, explicando as carências com "baixas pontuais" do pessoal.

A Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, esteve hoje sem aulas por não existirem "condições mínimas" para funcionar, devido à falta de funcionários, impossibilidade de fornecer refeições e necessidade de obras, disse a directora.

"Hoje não há aulas porque chegámos a uma rutura e não temos as condições mínimas para a escola estar a funcionar", frisou à agência Lusa Maria de Lurdes Batista, diretora do estabelecimento escolar.

A escola, com cerca de 600 alunos, do 7.º ao 12.º ano, está aberta, mas com as atividades letivas suspensas, durante todo o dia, numa decisão da direção da escola, em conjunto com a associação de pais, professores e funcionários".

Segundo Maria de Lurdes Batista, o estabelecimento enfrenta "vários problemas" e, "nos últimos dois anos e meio", comunicou essas dificuldades "às secretarias de Estado e ao ministro" das Educação, Tiago Brandão Rodrigues, assim como "ao Presidente da República, ao primeiro-ministro, aos deputados e aos candidatos à Câmara de Évora", nas recentes eleições autárquicas.

Na Escola Secundária André de Gouveia, relatou a diretora, deviam trabalhar "24 assistentes operacionais", mas, atualmente, "devido às baixas, de curta e longa duração, apenas há 12 funcionários".

O fornecimento de refeições é outro dos problemas, acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eborense
    17 jan, 2018 Évora 19:55
    70 mil euros? Eh pá! Tanta massa. Vamos ter que fazer um empréstimo obrigacionista. Estou a brincar! Segundo consta, a escola precisa de 1 milhão e portanto, 70 mil é já uma grande, grande, ajuda. E viva a geringonça.

Destaques V+