Tempo
|
A+ / A-

​Governo garante segurança nas escolas e desdramatiza uso de poliuretano

17 jan, 2018 - 17:58

Ministro da Educação garante a segurança nas obras de substituição de amianto nos estabelecimentos de ensino.

A+ / A-

O ministro da Educação garante a segurança nas obras de substituição de amianto nas escolas e afirmou que o material que está a ser usado, o poliuretano, "não tem propriedades cancerígenas", como alegaram os ambientalistas da Quercus.

A garantia foi dada por Tiago Brandão Rodrigues numa interpelação do CDS-PP sobre educação, na Assembleia da República, em Lisboa, em resposta a uma pergunta do deputado do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) José Luís Ferreira.

Segundo o ministro, estão em curso centenas de obras por escola de todo o país, algumas das quais estão a ser substituídas estruturas em amianto e "estão a ser cumpridos os regulamentos".

O jornal Público noticiou um alerta da Quercus de que o amianto está a ser substituído por outro material com poliuretano, conhecido por ser cancerígeno.

"Não só é altamente inflamável, como tem componentes orgânicas voláteis que se vão libertando com a sua degradação e que são cancerígenas", afirmou a dirigente da Quercus Carmen Lima ao jornal.

O ministro da Educação contrapôs que "não há indicações de que tenha qualquer propriedade cancerígena", de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+