Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trabalhadoras da antiga Triumph vão ao Conselho de Ministros entregar "lingerie"

17 jan, 2018 - 17:24

Iniciativa visa apelar ao Governo que intervenha para evitar o encerramento da fábrica, que produz roupa interior feminina. A administração anunciou, em Novembro, a abertura um processo de reestruturação que prevê o despedimento de 150 pessoas.

A+ / A-

As trabalhadoras da antiga Triumph vão deslocar-se na quinta-feira à Presidência do Conselho de Ministros para entregar, simbolicamente, uma peça de "lingerie" e apelar ao Governo que intervenha para evitar o encerramento da fábrica.

A iniciativa, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Curtumes do Sul, vai decorrer a partir das 11h30 e contará com uma acção paralela na Baixa de Lisboa, segundo disse à agência Lusa a sindicalista Mónica Antunes.

"Esta será mais uma forma de luta destas trabalhadoras porque o protesto não pode ser sempre aqui, à porta da fábrica. Vamos distribuir panfletos para a Rua Augusta e vamos ao Conselho de Ministros pedir uma resposta", explicou.

A sindicalista referiu que as trabalhadoras vão levar consigo uma peça de "lingerie" para entregar aos ministros e que esperam poder ser recebidas.

A fábrica da antiga Triumph (de roupa interior feminina), sediada na freguesia de Sacavém, concelho de Loures, foi adquirida no início de 2017 pela TGI-Gramax e emprega actualmente 463 trabalhadores.

No entanto, em Novembro, a administração da empresa comunicou aos trabalhadores que iria ocorrer um processo de reestruturação, que previa o despedimento de 150 pessoas.

No dia 5 de Janeiro, depois de tomarem conhecimento de que a administração tinha iniciado um processo de insolvência, os trabalhadores iniciaram uma vigília, que ainda se mantém, à porta das instalações para impedir a saída de material à fábrica.

Durante esse tempo, deputados, autarcas e sindicalistas deslocaram-se às instalações da antiga Triumph para levar mantimentos e demonstrar a sua solidariedade.

Entretanto, na terça-feira, o ministro da Economia, Caldeira Cabral, disse esperar que se encontre uma "solução" para a Têxtil Gramax, admitindo a existência de interessados na fábrica, mas caso não seja possível "que pelo menos se acautele os direitos dos trabalhadores".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ALEXANDRE REIGADA
    26 jan, 2018 Lisboa 15:40
    Entretanto, um desfecho digno para a luta destas trabalhadoras. A persistência e o seu sacrifício pessoal, desde 5 de Janeiro, deram resultado positivo, apesar de tudo. A fábrica fecha, infelizmente, mas ao menos recebem salários em atraso e direito ao subsídio de desemprego. Quando as pessoas se unem por um bem comum, o poder político treme. Um exemplo notável de cidadania e acção cívica, a demonstrar de quem é realmente o poder.. Espero que prontamente encontrem trabalho. Coragem, a vida continua!
  • Revoltado
    17 jan, 2018 Indignação 19:38
    E foi comprada...ou "desviada"?
  • ALEXANDRE REIGADA
    17 jan, 2018 Lisboa 19:17
    Caro Zé, agradeço sua correcção: a Triumph International é de facto alemã, e foi entretanto vendida .
  • Joao
    17 jan, 2018 Porto 18:39
    A triumph não é uma marca portuguesa mas sim alemã.
  • 17 jan, 2018 LX 18:12
    "Mais uma marca portuguesa extinta" Caro Alexandre, infelizmente não é, antes o fosse, é sim alemã. Mas é isto que espera a uma boa parte destas indústrias que ainda sobraram, deslocar-se para países com mão-de-obra ainda mais barata, tipo leste da Europa, sudoeste asiático ou até mesmo África. A abertura dos mercados é isto e muito mais. Quanto ao resto está coberto de razão, só restam mesmo os turistas...
  • ALEXANDRE REIGADA
    17 jan, 2018 Lisboa 17:55
    Vergonha. Mais um marca portuguesa extinta. Aos poucos o país vai-se tornando numa horta dos fundos para turistas estrangeiros. Ao povo escravo português, cretino e imbecil que sistematicamente elege corruptos e inimputáveis, resta segurar na bandeja. Um conselho, entreguem granadas no Conselho de Ministros, na administração da Tiumph. Este povo dá pena, nem assim se revoltam a sério.

Destaques V+