Tempo
|
A+ / A-

Ministro diz que "Governo não empurrou a Santa Casa para coisa nenhuma"

17 jan, 2018 - 11:04

A imprensa tem adiantado que a Santa casa poderá entrar com 200 milhões de euros em troca de uma participação de 10% na Caixa Económica Montepio Geral.

A+ / A-

O ministro do Trabalho e Solidariedade disse que "o Governo não empurrou a Santa Casa para coisa nenhuma" e que o que houve foi uma "sugestão", tendo acrescentando que não há um valor definido para o eventual investimento no Montepio.

"Como disse o ex-provedor [da Santa Casa, Pedro Santana Lopes] nunca houve qualquer pressão, o Governo não empurrou a Santa Casa para coisa nenhuma, foi uma sugestão feita e bem aceite" de estudar essa possibilidade, disse Vieira da Silva, esta quarta-feira, perante os deputados da Comissão de Trabalho, afirmando que a SCML tem "autonomia de gestão" para decidir estes assuntos.

O governante recusou ainda que tenha sido pré-definido um valor de 200 milhões de euros para a SCML investir na Caixa Económica Montepio Geral (CEMG), em troca de 10% do capital desta.

"Fala dos 200 milhões de euros. Alguém confirmou algum negócio e se é esse valor?", disse o ministro, em resposta ao deputado do CDS-PP Anacoreta Correia.

Vieira da Silva afirmou que não há qualquer informação sobre qual será o valor do eventual investimento, até porque estão ainda a ser feitos estudos de avaliação do Montepio pela SCML.

"Não tenho conhecimento do valor que possa vir a nascer de uma eventual associação entre estas duas instituições", declarou.

Já sobre notícias avançadas pela imprensa recentemente, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social disse que não tem informações que possam "confirmar ou desmentir" se o Montepio se tem recusado a dar dados para que a Santa Casa possa fazer a sua avaliação do banco, dizendo que essas questões têm de ser feitas ao Montepio.

Sobre se o eventual investimento da SCML no Montepio poderá constituir uma ajuda de estado (o que implica a avaliação da Comissão Europeia) o governante afirmou que isso não se colocou noutros investimentos da Santa Casa, mas que essa questão terá de ser avaliada no devido momento.

A Caixa Económica Montepio Geral é detida na totalidade pela Associação Mutualista Montepio Geral.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Silva
    17 jan, 2018 Reboleira-Lisboa 17:41
    Sem rodeios: Este ministro mentiu na campanha de Rio/Santana.Disse agora que a iniciativa de SantaCasa entrar no capital do montepio foi dele.E então dias atrás disse ser iniciativa de Santana.Porque ministro disse então aquilo.Favorecer Rio e que contra partida tinha nisso.Rio pode explicar,já que este ministro não é credível e mentiroso.Acho que devia ser bem esclarecido tudo isto por Rio e Costa.Porque ministro de Costa interferiu na campanha do PSD a troco de quê.Como militante do PSD e Português quero saber desta bandalheira de um primeiro ministro interferir na campanha de outro partido.Altos valores se levantam,na qualidade atrás referida quero saber o que se passou.Rio e Costa devem explicar -se.
  • João Lopes
    17 jan, 2018 Viseu 15:12
    O dinheiro dos pobres não deve ser usado para salvar os ricos…seria uma canalhice!
  • Martins
    17 jan, 2018 LX 12:36
    Não empurrou, só "sugeriu"! Enquanto estas ratazanas velhas e matreiras não largarem o seu belo queijo, este país não vai a lado nehum. Esta aqui tresanda a corrupção. Já nas raríssimas não ficou nada bem na foto...
  • FAMÍLIA XUXALISTA
    17 jan, 2018 Lx 12:14
    A famíglia xuxalista sempre no seu melhor na arte de bem rapinar o fundo ao tacho...Agora é o Montepio...Por essas e outras já retirei as minhas poupanças que não eram muitas mas eram minhas dessa banqueta governada pelo socialismo do rapinanço tipo Venezuela...
  • MENTIRAS E SAQUE
    17 jan, 2018 Lx 12:09
    A sério? Mas quem acredita no zarolho depois da pouca vergonha das Raríssimas e agora da Colónia Balnear o Século onde pontificam maçons e socialistas dos sete costados muito amigos dos kamaradas geringonços...Há que denunciar o assalto ao Século como fez a Visão kamaradas....
  • DR XICO
    17 jan, 2018 LISBOA 11:30
    Este Vieira da Silva devia afastar-se das confusões, são umas atráz das outras, um homem com tanta experiência de governo e a fazer tanta asneira e a falar demais. Cada vez que um ministro dá uma entrevista sai asneira e da grossa, ESTEJAM CALADOS DEIXEM LÁ OS HOLOFOTES DA FAMA VAIDOSOS EMPEDERNIDOS.

Destaques V+