Tempo
|
A+ / A-

Porque é que as empresas de Portugal são as piores pagadoras?

17 jan, 2018 - 08:33 • Liliana Carona

A Renascença esteve presente no XI Encontro Fora da Caixa, da Caixa Geral de Depósitos, onde se debateu os desafios às cidades do interior do país e o seu impacto na economia nas empresas exportadoras.

A+ / A-

Com taxas de juro baixas e custos de financiamento também reduzidos, o que leva as empresas em Portugal a serem más pagadoras aos fornecedores? A questão foi levantada por Paulo Macedo, gestor e antigo ministro.

“As empresas em Portugal continuam como as piores pagadoras. Porque é que não se financiam adequadamente para poderem cumprir com as suas obrigações?”, questionou.

Paulo Macedo foi um dos intervenientes do XI Encontro Fora da Caixa, promovido pela Caixa Geral de Depósitos e que terminou na segunda-feira. Na sessão de encerramento, o actual presidente da comissão executiva daquele banco fez o retrato da conjuntura financeira portuguesa.

“Neste momento, temos uma conjuntura em que os custos de financiamento estão a níveis historicamente baixos e o que nós sabemos é que temos as taxas de juro mais baixas dos últimos dez anos”, afirmou.

“Pensa-se que as taxas poderão aumentar no final deste ano, mas estamos a falar de taxas muito baixas. Também as taxas de juro para as pequenas empresas tiveram um estreitamento, com taxas bastante acessíveis”, reforçou.

Neste encontro que decorreu em Castelo Branco, foram apresentados alguns produtos inovadores, como farinha de cogumelo ou caviar, e a administração da Caixa Geral de Depósitos analisou, com especialistas e empresários, os desafios que se colocam a uma cidade que vive e cresce no interior do país e o seu impacto, sobretudo, na economia nas empresas exportadoras da região.

Os membros da comissão executiva visitaram ainda 12 agências da região de Castelo Branco, para observar o relacionamento com os clientes.

[Notícia corrigida às 11h03]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sara
    17 jan, 2018 Lisboa 21:06
    Porque sabem se um portugues não aceitar um trabalho, uma pessoa de outra nacionalidade aceita, e este vai agradecer muito.O Trump nisto tem razão....
  • Sai palha
    17 jan, 2018 Lisboa 14:30
    Porque temos uma clase impresarial que na sua maioria não passa de uma cambada de trolhas, com desculpa para os trolhas. Muitos até assobiam quando falam e percebem tanto do oficio como eu percebo de um lagar de azeite. Quando todos estes alarves, pulhiticos inclusivamente, perceberem que quanto mais pagarem às pessoas mais estas gastam e com isso desenvolvem a economia então aí Portugal avança. Há não podem pagar mais! Encerrem. As que estiverem bem organizadas e que sejam capazes respondem ao mercado pagando melhor. Assim não se vai lá. Em todas as áreas existem milhares dde empresas que para além de pagarem mal e tarde aos empregados não pagam a ninguém e fazem concorrência desleal a quem está no mercaddo seriamente. Deveria haver um saneamento serio que ddeveria começar pelos impostos. Empresa que desse prejuizo durante cinco anos seguidos deveria encerrar e o donos não deveriam poder iniciar nova actividade. Qualquer atrasado mental em Portugal quer ser empresario, na restauraçção então é um fartote.
  • pois tens razão
    17 jan, 2018 dequalquerlado 11:55
    Oh Almaque esqueceste-te do mumia do cavaco, pois era ele que dizia precisamente isto. Muito recentemente ainda quando era presidente, o pior de todos os tempos, foi a paris dizer que investissem em portugal que a mão de obra era qualificada, baratinha e com leis de despedimento fácil. Era ele que dizia muitas vezes que os baixos salários eram necessários para que se pudessem investir. O coelho como fazia parte do mesmo estrume é claro que também apoiava a precariedade, dando a mama aos empresários para que fizessem tudo o que queriam, neste caso os baixos salários. Enfim, com governantes deste gênero, que esperar de bom neste país? Pobreza, falta de dignidade, falta de incentivos e o convite à emigração como ele até sugeriu aos piegas....
  • Joao Sem Paciencia
    17 jan, 2018 LX 11:47
    Neste momento a empresas são as piores pagadoras consequência das politicas governo Passos Coelho onde só o facto de estar empregado era motivo para orgulho pessoal e a ter uma divida eterna para a divindade "empresa". Esta situação não tem reversão possível e são daqueles estragos que se fazem de um momento para o outro destruindo décadas de evolução. As empresas reformularam-se para serem sustentáveis no pressuposto que quem trabalha para elas recebe o mínimo possível e só deve dar graças a Deus ter emprego e sujeitar-se a tudo e mais alguma coisa caso contrário RUA. As empresas portuguesas entraram na área de mercados tipo Chinês e para serem competitivas é à custa de exploração de recursos físicos em vez de se apostar na eficiência, inteligência, planeamento, estratégia, etc. Navega-se à vista e os instrumentos de gestão são os despedimentos e contratação ao mais baixo preço de trabalho precário.
  • almague
    17 jan, 2018 Lisboa 10:52
    Em Portugal as empresas portuguesas continuam a pagar baixos salários aos seus trabalhadores por vários motivos: - razões de ordem cultural, isto é, as empresas sempre se apoiaram neste fator competitivo porque era o mais fácil para obter lucros sem grandes esforços e saberes para obter esses mesmos lucros por outros fatores competitivos. - o governo de passos e marilu durante o seu governo apoiaram fortemente as baixas generalizadas de salários e pensões o que veio a reforçar junto dos empresários esta apetência pelos salários baixos. - os maus exemplos das 3 maiores empresas portuguesas - SONAE - PINGO DOCE - CELEIRO. Estas empresas podendo e tendo lucros de milhões e milhões de euros ano sempre foram defensoras de salários baixos. As restantes empresas seguiam a mesma estratégia. Lucros altos à custa de salários baixos. Estratégia competitiva própria de países pobres e sudesenvolvidos, como a China , Índia, etc. Portugal é um país na Europa e da UE e da zona Euro. As empresas deverão procurar os lucros de milhões por outros fatores como inovação, qualidade, diferenciação dos seus produtos, e pagando salários justos e mais elevados.
  • OBurr
    17 jan, 2018 oSouEu 10:19
    Exactamente. O problema das empresas portuguesas (e, já agora, do país em geral) é recorrerem pouco ao crédito. Vamos lá pessoal, só mais umas dividas... é por uma boa causa!
  • R. Monteiro
    17 jan, 2018 Lisboa 10:18
    Pela minha experiencia a afirmação inicial não é verdadeira. Há muitos países estrangeiros que são péssimos a pagar as faturas e os piores são os países mais ricos.
  • Dias
    17 jan, 2018 mafra 10:10
    São as piores pagadoras porque podem. Depois é uma bola de neve...não pagam porque não recebem e passa a ser um problema sem fim.
  • Eduardo Silva
    17 jan, 2018 Faro 09:51
    E a resposta ao título do artigo esta aonde?
  • 17 jan, 2018 Lisboa 09:12
    Em muitos casos porque o dinheiro vai quase todo para impostos, depois é a cultura de o pagar e morrer quanto mais tarde melhor!!!!!

Destaques V+