Tempo
|
A+ / A-

​EUA congelam metade da ajuda aos palestinianos

16 jan, 2018 - 23:34

Em causa estão 65 milhões de dólares destinados à Agência das Nações Unidas para o Apoio aos Refugiados Palestinianos.

A+ / A-

Os Estados Unidos congelaram 65 milhões de dólares, cerca de 53 milhões de euros, em financiamento que seria destinado a ajudar os territórios palestinianos.

Os números foram avançados esta terça-feira pelo Departamento de Estado norte-americano, duas semanas do Presidente Donald Trump ter ameaçado cortar as verbas.

Os Estados Unidos retiveram 65 milhões de dólares em ajuda aos palestinianos, que seria canalizada através de uma agência das Nações Unidas, mas vão desbloquear outros 60 milhões.

O Departamento de Estado norte-americano exige reformas na Agência das Nações Unidas para o Apoio aos Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla inglesa).

A Organização de Libertação da Palestina (OLP) já criticou a decisão dos EUA e considera que está relacionada com a decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, diz que oficialmente ainda não foi informado de qualquer corte nos fundos, mas mostra-se “muito preocupado” com essa possibilidade porque “é um factor importante de estabilidade”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio
    17 jan, 2018 Vale de Cambra 06:57
    A MAIOR DITADURA MUNDIAL! e têem a simples cobardia de pronunciar a palavra, DEMOCRACIA !!

Destaques V+