Tempo
|
A+ / A-

​Médicos ameaçam com três dias de greve se Ministério não der respostas

16 jan, 2018 - 22:36

Sindicatos preocupados com falta de meios no sector mostram "cartão vermelho" ao Ministério da Saúde.

A+ / A-

Organizações representantes dos médicos decidiram esta terça-feira que irão recorrer a uma greve de três dias caso o Ministério da Saúde não satisfaça o caderno reivindicativo destes profissionais até ao final de Março.

A decisão foi transmitida aos jornalistas no final de uma reunião do Fórum Médico, que decorreu na sede da Ordem dos Médicos, por dirigentes do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM).

"O ministro da Saúde [Adalberto Campos Fernandes] está a faltar a um compromisso que está a conduzir a uma degradação do Serviço Nacional de Saúde e dos cuidados primários e hospitalares", declarou o secretário-geral do SIM, Jorge Roque da Cunha.

De acordo com o dirigente, a falta de respostas aos problemas apresentados pelas organizações representantes dos médicos, leva-os a "mostrar o cartão vermelho" ao Ministério da Saúde.

Em declarações aos jornalistas, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, diz compreender esta posição dos sindicatos.

Miguel Guimarães revelou que a Ordem já falou com o Ministério da Saúde para a realização de auditorias com o objectivo de avaliar a qualidade da formação médica.

De acordo com as contas do bastonário, ainda faltam cerca de quatro mil médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e critica o atraso na abertura de concursos, responsabilizando o Ministério das Finanças.

[notícia actualizada às 23h49]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    17 jan, 2018 Santarém 21:51
    O que esperam agora? O governo e sua equipa de apoio vieram dar a entender sobretudo aos funcionários públicos de que a hora de alargar os cordões à bolsa tinha chegado inclusivamente a reposição das 35 horas semanais bem diferente do que o sector privado dá aos seus empregados, o que está a acontecer é que uns foram premiados com tais medidas e outros não alguns pelos vistos têm visto até sua situação laboral agravada e sem qualquer contrapartida, portanto quem semeia ventos colhe tempestades e elas aí estão pelos vistos para durar.
  • fanã
    17 jan, 2018 aveiro 18:50
    Eu...........Ameaço o Governo de parar de ficar doente se não derem o que querem aos Médicos .....Ponto !!!.................não mas !!!!!!!!!
  • Jorge
    17 jan, 2018 Seixal 16:33
    Onde andavam estes sindicatos na anterior legislatura, quando o incompetente do Passos Coelho era 1º ministro? O governo deu este ano uns trocos aos reformados e repôs os rendimentos aos funcionários públicos, que o clã do PSD/CDS espoliou , vêm agora os senhores doutores encabeçados pelo bastonário, com cadernos reivindicativos, fazer exigências e ameaças ao governo.
  • Rui
    17 jan, 2018 Coimbra 15:21
    Os serviços só podem realizar as atividades assistencias com os meios que lhe são colocados á disposição.A não efetivação de técnicas ou assistências por falta de cacau é da responsabilidade do Ministério,sempre assim foi e será.Querer servir mais e melhor é impossível em Portugal por enquanto não deixando que se serve melhor que há 30 anos atrás.Tecnologia de ponta em Portugal é uma raridade e não só na saúde.
  • Alberto
    17 jan, 2018 FUNCHAL 14:00
    Enquanto optarem por "falar",a "caravana passa" e o Ministro vai-se rindo; o Electricista, o Técnico de Frigoríficos e a minha Empregada Doméstica ganham mais que Vocês!

Destaques V+