Tempo
|
A+ / A-

Iberdrola quer triplicar o número de clientes nos próximos três anos

16 jan, 2018 - 20:23 • João Carlos Malta

O objectivo é em 2020 chegar aos 10% de quota de mercado em Portugal e aos 500 mil clientes.

A+ / A-

O grupo espanhol Iberdrola quer chegar aos 500 mil clientes nos próximos três anos em Portugal, um crescimento de 300% até 2020. A empresa tem 160 mil clientes, que angariou desde que em 2012 surgiu o mercado liberalizado de energia.

A empresa entra numa nova fase e está a tentar reforçar a implementação da marca no mercado português. Se já é lider no segmento industrial, onde disputa o primeiro lugar com a Endesa, a Iberdrola quer agora crescer no segmento residencial, onde quer passar dos actuais 3,4% para 10% de quota de mercado.

“Teremos uma oferta que será das melhores, competitiva em termos de valor e um serviço de excelência”, diz a directora comercial.

Para alcançar este objetivo, a directora comercial Carla Costa acredita que a estratégia tem de passar por um “mix” entre preço e serviço. Outro dos eixos para alcançar este desígnio é o reforço da presença da marca que vai ser atingido através do aumento do investimento da Iberdola em acções publicitárias e de patrocínios.

Num mercado dominado pela EDP que tem 80% de quota, este é um campo de penetração difícil. “O cliente vai entender num mercado livre que o que interessa é se o preço é bom e se a qualidade do serviço me satisfaz”, acrescenta.

Baixar a factura

Ao contrário da EDP que anunciou um aumento de preços para este ano, a Iberdrola afiança que devido à baixa dos valores regulados pela ERSE, vai refleti-los no cliente. A factura de um consumidor médio vai baixar 2,5%.

Carla Costa afirma ainda que o mercado é tão desequilibrado em Portugal pelo desconhecimento dos clientes sobre as ofertas de cada operador, mas também porque a EDP usa a sua posição dominante para que muitos dos que mudam voltem para a empresa.

“Isso foi notícia. Eles enviaram cartas para os clientes que os podem levar a fazer juízos errados. A nós aconteceu-nos muitas vezes”, avança.

Actualmente, a Iberdrola emprega 1000 pessoas em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana Mendes
    17 jan, 2018 Lisboa 09:10
    Sou cliente iberdrola há 5 anos é só tenho bem a dizer. Nunca tive nenhum problema. Fico contente por poder pertencer ao grupo de pessoas que utilizam energia verde.
  • Ana Marinho
    16 jan, 2018 Braga 23:27
    O meu pai foi burlado por essa empresa, dois jovens convenceram o a alterar o contador da EDP e o meu pai aceitou. Pediu para alterar um contador, ele tem 4 e qual o meu espanto passado alguns dias verifiquei que todos os contadores inclusive três contadores pertencentes a uma vizinha estavam em nome do meu pai ( caso mesmo de polícia). Quando reclamei verifiquei com o apoio ao cliente que o n constante no contrato do meu pai não lhe pertencia e estava desligado ( Caso de burla segundo o funcionário da Iberdrola). Até hoje não me explicaram como conseguiram mudar contratos que estavam em nome de outra pessoa para o nome do meu pai.Como é que uma empresa fala em padrões de qualidade para se impor no mercado?? tendo agentes comerciais a atuar desta forma que vai contra todos os princípios legais e éticos. Parece que vale tudo para conseguirem cota de mercado. Para concluir posso informar que a vizinha do meu pai vive no estrangeiro e nada tem a ver com esta situação pois até puseram as contas a serem pagas pelo débito bancário do meu pai. Tenho conhecimento de mais um caso de burla por essa mesma empresa: Não conseguindo convencer a senhora em causa a mudar de empresa elétrica, foi lhe pedido para assinar um papel que servia para justificar a presença do comercial da Iberdrola, vindo a constatar mais tarde que o contrato tinha sido alterado para a Iberdrola. Questiono onde está a qualidade da empresa?? é a burlar que pretendem aumentar a cota do mercado??? TENHAM CUIDADO!!!!!!

Destaques V+