Tempo
|
A+ / A-

"A democracia está sob ataque e a recuar em todo o mundo"

16 jan, 2018 - 11:24

ONG analisou 195 países e concluiu que a liberdade atingiu em 2017 o pior nível em 12 anos. Síria, Sudão do Sul, Eritreia, Coreia do Norte estão no fundo da tabela.

A+ / A-

A organização Freedom House alerta para crise da democracia. Relatório anual revela que o mundo atingiu em 2017 o pior nível em 12 anos, com autocracias consolidadas, democracias sitiadas e a retirada dos Estados Unidos do papel de líder na luta global pela liberdade humana.

No documento, intitulado "Liberdade no Mundo 2018: A Democracia em Crise", sublinha-se que "a democracia está sob ataque e a recuar em todo o mundo", numa crise que se intensificou com "a erosão, a ritmo acelerado, dos padrões democráticos dos Estados Unidos da América".

Segundo a Freedom House, 2017 foi o 12.º ano consecutivo de queda da liberdade global, com 71 países a sofrerem "claros declínios" nos domínios dos direitos políticos e liberdades civis e apenas 35 a registarem avanços.

Dos 195 países avaliados neste estudo, 88 (45%) foram classificados como "livres", 58 (30%) como "parcialmente livres" e 49 (25%) como "não livres".

Dos 49 países designados como "não livres", estes 12 foram os que se posicionaram no fundo da tabela, com uma pontuação abaixo de dez numa escala de 100 (começando pelo menos livre): Síria, Sudão do Sul, Eritreia, Coreia do Norte, Turquemenistão, Guiné Equatorial, Arábia Saudita, Somália, Uzbequistão, Sudão, República Centro-Africana e Líbia.

"Estados outrora promissores como a Turquia, a Venezuela, a Polónia e a Tunísia estão entre aqueles que experimentaram declínios nos padrões democráticos; a recente abertura democrática em Myanmar (antiga Birmânia) ficou permanentemente arruinada por uma chocante campanha de limpeza étnica contra a minoria Rohingya", lê-se no relatório.

Há países a exportar a sua influência

Para o presidente da Freedom House, Michael J. Abramowitz, "a democracia enfrenta a sua mais grave crise em décadas", com os seus "princípios básicos - entre os quais a garantia de eleições livres e justas, os direitos das minorias, a liberdade de imprensa e o Estado de direito - sob ataque em todo o mundo".

O estudo refere como "a China e a Rússia aproveitaram o recuo das maiores democracias não só para aumentar a repressão a nível interno, como para exportar a sua influência maligna para outros países".

"Para manter o poder, estes regimes autocráticos estão a atuar além das suas fronteiras para silenciar o debate livre, perseguir dissidentes e comprometer instituições assentes em normas consagradas", apontam os relatores.

Um grande desenvolvimento em 2017 foi, segundo o relatório, "o recuo dos Estados Unidos como defensor e como exemplo de democracia".

"Embora instituições norte-americanas como a imprensa e a justiça tenham resistido perante ataques sem precedentes do Presidente [Donald] Trump, tais ataques poderão enfraquecê-las, o que terá graves implicações na saúde da democracia norte-americana e no lugar dos Estados Unidos no mundo", sustentam os relatores.

Além disso, prosseguem, "a abdicação dos Estados Unidos do seu tradicional papel de maior defensor da democracia causa grande preocupação e tem potenciais consequências na luta em curso contra autoritarismos modernos e suas ideias perniciosas".

"As principais instituições da democracia norte-americana estão a ser maltratadas por uma Administração que tem tratado a tradicional separação de poderes do país com desdém", declarou Abramowitz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • davus
    16 jan, 2018 portimao 14:10
    Os indicadores AVALIADOSFORAM ESTADO DE DIREITO,TAMANHO,FIZCALIDADE,REGULAÇAO,MERCADO ABERTO,DIREITO À PROPRIEDADE,lierdade económica---Portugal ficou mto mal classificado .Os piores classificados são os países socialistas.Portugal desceu em vários itens e esta heim?Consultem FREEDOM HOUSE E tirem as vossas próprias conclusões.
  • daniel
    16 jan, 2018 lisboa 13:07
    Trump está a dar a lição.As ditas democracias permitiam o ataque ao dito imperialismo e capitalismo americano porque queriam ditaduras .Agora as pseudo democracias que acolhiam terrorista e marxistas não têm que se queixar.A paciencia EUA acabou.Acho piada que na lista não consta Portugal,pais partidocrático. Deve ter ficadonmuito mal classificado ,pois estamos em ditadura explicita.
  • Democracia????
    16 jan, 2018 dequalquerlado 12:45
    E portugal é um país livre, quando tem sido dominado pelos países fortes da união da treta? Quando tem que obedecer a regras que em nada tem beneficiado o povo português. Quando tem uma dívida porque nos enviaram dinheiro para que muitos recheassem as suas contas, para tantas porcarias em que foi gasto, em estradas a torto e a direito e a rotundas que não servem para nada. Campos de futebol, derrapagens nas parcerias publico privadas, até estrangeiras. Um país que abandonou a sua moeda para que passássemos a pagar tudo a dobrar com aqueles que se aproveitaram para fazer arredondamentos. Gatunos! Até hoje estamos a pagar bem caro com isto. Mais empobrecimento e menos poder de compra. Enfim, com estes governantes desde de 74, este país foi sempre a andar para pior e para trás. A democracia serviu foi para estes mamões, que se reformaram com dois mandatos e ainda arranjaram outros cargos pela influencia politica e se enchendo de riquezas. Que melhor exemplo do que mário soares? Temos democracia quando há empregadores que metem estagiários e não lhes pagam ? Que contratam por meia duzia de dias um licenciado e lhe paga o salário mínimo? Temos democracia quando os jovens não têm oportunidade de emprego digno e têm que recorrer á emigração? Todos nós sabemos que em países onde se mata até pela liberdade de expressão e até onde ainda há mais pobreza que é pior, mas não podemos também nos orgulhar quando muitas vezes se encontra pessoas a procurar nos caixotes de lixo comida.

Destaques V+