Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Balcões móveis vão levar serviços da Administração Pública a terras de Trás-os-Montes

16 jan, 2018 - 10:25 • Olímpia Mairos

Espaços estão equipados com material informático e acesso à Internet, para permitir aos cidadãos resolver assuntos sem terem que se deslocar às sedes de concelho.

A+ / A-

As aldeias dos concelhos de Bragança, Vinhais, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vila Flor, Alfândega da Fé, Mogadouro, Miranda do Douro e Vimioso vão usufruir de balcões móveis para resolver assuntos, quer da competência municipal, quer da competência central, no âmbito de um serviço móvel “inovador” que visa aproximar os cidadãos dos serviços da Administração Pública.

“A ideia passa por haver uma maior proximidade com os cidadãos em territórios mais isolados e de baixa densidade populacional. No fundo, este projecto passa por levar a administração local e central para junto dos cidadãos", explica o presidente da CIM-TTM, Artur Nunes.

Os novos "Balcões Móveis" estarão equipadas com material informático e acesso à Internet, o que vai permitir aos cidadãos resolver assuntos sem terem que se deslocar às sedes de concelho.

O investimento ronda o meio milhão de euros, montante que servirá para a aquisição de sete viaturas eléctricas, que vão percorrer todas as aldeias dos nove concelhos da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes.

O projecto “Balcões Móveis” está incluído no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial das Terras de Trás-os-Montes, é financiado em 90% por cento por fundos comunitários e deverá entrar em funcionamento até ao mês de Março.

Segundo Artur Nunes “a criação deste serviço de atendimento itinerante vai colmatar uma lacuna de forma eficaz, dando, assim, resposta a uma solução de mobilidade de atendimento digital assistido, fomentando a modernização e eficácia do território”.

Este projecto foi escolhido “como inovador e exemplar e poderá ser replicado em outras comunidades intermunicipais ou outros concelhos”, avança o presidente da CIM-TTM.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+