Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa. Quer ser a família de acolhimento de um animal abandonado?

16 jan, 2018 - 07:59

Provedora diz que os custos, quer de alimentação quer de veterinário, vão ser suportados pelo município.

A+ / A-

A nova provedora dos Animais de Lisboa quer dar “uma resposta imediata à falta de lotação da Casa dos Animais” através da constituição de famílias de acolhimento voluntárias.

A ideia partiu de uma recomendação sua e “visa resolver parcialmente, ou pelo menos dar uma resposta imediata ao problema da falta de lotação da Casa dos Animais de Lisboa”, afirmou Marisa Quaresma dos Reis.

Para tal, será criado “um programa de famílias de acolhimento temporário, amigas da Casa dos Animais”.

“A ideia será recrutar um terceiro perfil de voluntários da Casa dos Animais de Lisboa que serão as famílias de acolhimento temporário, o que implicará uma alteração ao próprio regulamento, que à partida já está em fase de aprovação final”, explicou a responsável.

Apontando que a ideia foi “bem acolhida pela Câmara Municipal”, Marisa Quaresma dos Reis adiantou que o programa “irá avançar em breve”, mas não se comprometeu com uma data específica.

Segundo a provedora, quem quiser constituir-se como família de acolhimento de animais terá de “mostrar a sua idoneidade através da apresentação do registo criminal e declaração da Junta de Freguesia”, e inscrever-se junto do núcleo de voluntários da Casa dos Animais.

Os animais que cada família irá acolher “são escolhidos pela equipa técnica e veterinária da Casa dos Animais”, e os custos serão suportados pelo município, uma vez que as pessoas irão contar “com acompanhamento médico-veterinário prestado pela Casa dos Animais, bem como alimentação”, explicou Marisa Quaresma dos Reis à agência Lusa.

“Não há qualquer gasto para as famílias de acolhimento temporário que forem voluntárias da Casa dos Animais”, vincou, acrescentando que o gabinete da Provedoria quer dar o exemplo e adoptar dois gatos.

Esta é uma resposta que irá avançar enquanto não é feita a ampliação prevista para a Casa dos Animais, que “nem sequer ainda iniciou a fase de concurso público”.

“O que eu quero fazer com esta oportunidade é chegar à população e sensibilizá-la para a questão do bem-estar animal”, salientou, indicando que para tal irá “apostar na formação e conversas com a população”, através de debates e mesas redondas “sobre temas delicados”.

A Provedoria vai também “colaborar de forma estreita com a PSP e desenvolver programas de formação específica gratuitos” para os agentes.

Marisa Quaresma dos Reis avançou ainda que constituiu uma “comissão de redação da proposta de regulamento municipal de bem-estar animal”, documento que “será enviado à Câmara Municipal já no início de 2018”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • No país da diversão
    20 jan, 2018 Lisboa 11:04
    No país da diversão vale quase tudo para desviar a atenção do essencial e manipular as pessoas. Estou impressionado com o progresso civilizacional deste país! Há os sem abrigo, há pessoas a pedir para comer, e depois há há dinheiro para pagar alimentação de animais com o apoio da comunicação social que por vezes ignora o ser humano, mas não os animais. Impressionante!
  • boa ideia|
    16 jan, 2018 Santarém 22:37
    já agora um cãozinho em cada prédio para purificar o apartamento dos donos e manter a vizinhança em alerta não os deixando dormir demasiadamente.
  • Isabel Neves
    16 jan, 2018 Lisboa 17:15
    Grande ideia parabéns oxalá se consiga que este cãozinho tenha um lar e outros se sigam PARABÉNS

Destaques V+