Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismo de 4,9 gera pânico em Évora. "Nunca senti uma coisa como esta"

15 jan, 2018 - 11:59 • Rosário Silva com Redacção

Sismo teve intensidade IV, considerada "moderada", mas não há registo de danos pessoais ou materiais graves. Em Elvas, foram evacuadas escolas. Abalo foi sentido também em Portalegre, Lisboa e Coimbra.

A+ / A-
Sismo em Evora - Relatos de moradores recolhidos por Rosário Silva

Testemunhos recolhidos em Évora pela jornalista Rosário Silva


Um sismo com epicentro em Arraiolos, no distrito de Évora, registou-se esta segunda-feira, às 11h51. De acordo com as informações divulgadas pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), o abalo alcançou os 4,9 na escala de Richter.

Num segundo comunicado do IPMA, enviado às 12h10, o organismo informou que "o sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Elvas", afirmou o IPMA, realçando que poderão ser emitidos novos comunicados se a situação o justificar.

Um primeiro comunicado informava que "pelas 11h51 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Norte-Nordeste de Arraiolos".

Não há indicação que quaisquer danos humanos, disse o comandante Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Na localidade de Alcáçovas o tremor de terra provocou alguns estragos em, pelo menos, uma habitação.

Em Évora, a 20 quilómetros do epicentro, a população saiu para a rua, assustada com o abalo, que produziu um som violento.

“Foi muito forte”, disse à Renascença uma trabalhadora do Museu de Évora, que estava no segundo andar. “Comecei logo a chorar e meti-me debaixo da secretária. A minha colega puxou-me, viemos todos pelas escadas e descemos à rua. Até chegar cá abaixo foi uma eternidade”, conta, ainda com “muito medo das réplicas.”

“Tive muito medo, nunca senti uma coisa como esta”, conta outra habitante. “Já telefonei à minha família, está tudo bem.”

Junto ao Templo Romano, Rafael Alfenim, arqueólogo da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, disse à Renascença que, a “olho nu, não há nenhum dano visível” no monumento, recentemente alvo de obras de conservação. Admite, contudo, a necessidade de uma “inspecção mais rigorosa”.

Escolas de Elvas, no distrito de Portalegre, foram evacuadas na sequência do sismo, avançou o "Diário de Notícias".

Abalo chegou a Coimbra

À Renascença chegam relatos de que o sismo foi sentido também em várias zonas da Grande Lisboa e até no Grande Porto, como em Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

O sismo foi sentido em Évora, Portalegre, Lisboa e distrito de Coimbra, disse à Lusa o comandante Pedro Araújo, da ANPC. A entidade está a receber muitos telefonemas de pessoas que dizem ter sentido o sismo.

Mais de uma hora depois, a ANPC ainda estava a receber telefonemas. “Mas o mais importante é que até ao momento não há registo de danos pessoais ou materiais”, disse Pedro Araújo.

Intensidade moderada

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excepcional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

De acordo com o IPMA, a intensidade IV, com que classificou este sismo, é considerada moderada. “Os objectos suspensos baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes. Carros estacionados balançam. Janelas, portas e loiças tremem. Os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem”.

O IPMA recorda que a localização do epicentro de um sismo "é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas", lembrando que "agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes".

"Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alentejano
    16 jan, 2018 Amareleja 19:31
    Não sei porquê, mas as mulheres sentiram-no melhor, que os homens. Alguns homens também o sentiram, mas poucos.
  • Carla Barreiros
    16 jan, 2018 Lisboa 01:51
    Boa noite., Rádio Renascença: Sou de Lisboa,e vivo em Lisboa. De facto,o abalo sísmico,para mim,foi assustador, estava a descansar,na minha cama,estava acordada,e de repente senti,um arrepiu,na perna,que foi até ao coração, testemunhei,que algo estranho,estava,a acontecer,estava consciente, senti,o que se passou entre 6 a7 segundos,atravessou o meu corpo,e que abalou. Coloquei de imediato a minha mão no coração,espreitei os lençois,pensei na hipótese de tremor de terra.A minha cama não tremeu. Mais tarde,tive a comfirmação,nas noticias. Chorei,com bastante emoção,ao lembrar-me daqueles segundos indecisos,tal como,outras pessoas,passaram esta agonia. Obrigada,por me deixarem testemunhar, as melhoras a todas as pessoas que sentiram este tremor de terra, que Deus esteja conosco. Os meus agradecimentos aos Funcionários DA RÁDIO RENASÇENÇA., Carla(45 anos)., Lisboa,15,janeiro,2018.
  • ALEXANDRE REIGADA
    15 jan, 2018 Lisboa 16:37
    Um país desgraçado só atrai desgraça.
  • José Ribeiro
    15 jan, 2018 Esposende 16:18
    SISMO DE ARRAIOLOS A área de Arraiolos - Vimieiro - Mora - Montemor-o-Novo tem uma actividade sísmica bastante regular. Eis alguns sismos recentes: 4 Junho 1987 (magn=4,4); 31 Julho 1998 (m=4,0); 20 Março 2002 (m=3,5); 11 Janeiro 2005 (m=3,8); 29 Dezembro 2005 (m=4,2 e 4,4) ... e hoje m=4,9.
  • rui ri
    15 jan, 2018 queluz 15:52
    o meu na minha cidade foi um pouco mais forte foi de 5.5 mas para o costume que estou habituado foi fracote
  • Filipe
    15 jan, 2018 évora 15:47
    Os hospitais e os bombeiros estão preparados caso daqui possa ser desencadeado outro mais forte que se espera a todo o momento ciclicamente tal como o acontecido em Lisboa em 1755 ? O que vejo é os meios de socorro dentro dos quartéis e se os telhados caírem fica tudo soterrado , onde vão buscar depois as ambulâncias ? E , andam muitos intelectuais preocupados que as portas de saída abrem para o interior ....
  • Tony Bus
    15 jan, 2018 Évora 15:33
    Ainda bem que não aconteceu nada de pior, o Alentejo já é pobrezinho o suficinente não precisa de calamidades destas mas infelizmente elas não escolhem lugar.
  • Rui
    15 jan, 2018 Lisboa 15:26
    Eu senti a cama até mas calhou bem que foi em boa altura.
  • Eborense
    15 jan, 2018 Évora 15:15
    Estou deveras preocupado comigo próprio. Quando dizem que ocorreu o sismo, estava a circular a pé numa Rua da Cidade de Évora, mais propriamente, numa Rua junto ao Hospital do Espírito Santo. Não me apercebi absolutamente de nada. Andei mais cerca de 1 Km até chegar a casa, passei por uma Escola Secundária (Gabriel Pereira), onde me pareceu estar tudo normal e só quando cheguei a casa é que a minha esposa me disse que tinha havido um terramoto. Já marquei uma consulta para ver o que se passa comigo.
  • Manuel Fialho
    15 jan, 2018 15:02
    Em Espanha estão a classificá-lo como 5,2. O sismo foi sentido em grande parte da região da Extremadura e até em Huelva (Andaluzia)

Destaques V+