Tempo
|
A+ / A-

Sismo no Peru faz pelo menos dois mortos

14 jan, 2018 - 09:38

A magnitude do abalo esteve entre os 6,8 e os 7,3 graus na escala de Richter, consoante as fontes.

A+ / A-

Um sismo atingiu na manhã de domingo o Peru. O epicentro ocorreu a 124 quilómetros a sudoeste de Puquio. Pelo menos duas pessoas morreram e 65 outras ficaram feridas, informaram fontes oficiais.

O chefe do Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci) do Peru, Jorge Chávez, declarou à emissora RPP Noticias que as mortes ocorreram nas localidades de Yauca e Bella Unión. Já os feridos registaram-se nas províncias de Caravelí e Nazca, na região de Ica.

Inicialmente, o Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico, entidade norte-americana, emitiu um alerta de maremoto para certas zonas da costa do Peru e do Chile. No entanto, retirou o alerta poucos minutos depois.

O instituto norte-americano - que falou num sismo de magnitude 7,3 - dava conta da "previsão de ondas de tsunami perigosas para algumas costas".

Em causa estavam ondas 30 centímetros a um metro acima do nível da maré que podem chegar a algumas costas do Peru. Para o Chile o nível acrescido das ondas seria inferior a 30 centímetros.

O Centro de Alertas especifica que um tsunami é uma série de ondas que podem surgir intervaladas de cinco minutos a uma hora, pelo que o perigo "pode subsistir muitas horas depois da onda inicial".

O impacto das ondas pode variar muito de acordo com o perfil da costa e o estado da maré no momento do impacto das maiores ondas.

Ainda assim, avisa que "as pessoas apanhadas pelas ondas do tsunami podem afogar-se, ser esmagadas por detritos na água ou ser arrastadas para o mar".

Já o instituto de geofísica norte-americano (USGS) informou hoje sobre um sismo de magnitude 7,3 na escala Richter, a 42 quilómetros a su-sudoeste de Acari às 9:18 (hora de Lisboa), a uma profundidade de 12,1 quilómetros.

O Papa Francisco começa na na quinta-feira uma visita aquele país e que se vai estender até domingo, dia 21 de Janeiro.

[notícia actualizada às 14h47]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+