Tempo
|
A+ / A-

​Minas do Pejão. Governo diz que não há “qualquer alteração” da qualidade do ar

12 jan, 2018 - 19:34

“A existência de fumo não significa existência de poluição”, afirma o ministro do Ambiente.

A+ / A-

Não há alteração à qualidade do ar nas zonas próximas das minas do Pejão, em Castelo de Paiva, que estão em combustão desde os incêndios de Outubro, avança o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

“A rede que mede a qualidade do ar não nota qualquer alteração por causa do que está a acontecer”, disse o governante aos jornalistas durante uma deslocação a Tondela.

O ministro do Ambiente sublinha que “a existência de fumo não significa existência de poluição”.

“É óbvio que o que eu vou dizer é uma suposição que pode, certamente, não se verificar, mas como também se tem visto o fumo existe sobretudo quando há chuva. Por isso, pode ser simplesmente vapor de água”, afirma Matos Fernandes.

A situação nas minas do Pejão está a ser acompanhada de muito perto pelas autoridades, garante o ministro.

No terreno já estão técnicos da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), para avaliar a situação.

Em declarações à Renascença, o presidente da Câmara de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, garante que a nuvem de gases expelidos do solo é visível e sente-se um intenso cheiro a enxofre.

“Tem provocado a libertação de alguns gases, um odor parecido com enxofre, do género que existe nas chuvas, sobretudo, quando cai precipitação”, explica o autarca.

“Há dois locais onde isto está a acontecer: não só aqui neste local onde terminou a exploração carbonífera em 1994, como noutro local um pouco mais distante. Para já, aparentemente, não há razões para alarme”, conclui Gonçalo Rocha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+