Tempo
|
A+ / A-

Governo admite limite de 30 km/h nas localidades

12 jan, 2018 - 16:29

Medida sugerida pelo ministro Eduardo Cabrita teria por objectivo reduzir os atropelamentos. Em 2017, morreram 76 pessoas atropeladas em Portugal.

A+ / A-

O Governo admite limitar a velocidade nas localidades a 30km por hora. Em entrevista à Antena 1, esta sexta-feira de manhã, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse que a medida poderia ser imposta para diminuir o número de atropelamentos.

O número e mortes devido a atropelamento em Portugal é “absolutamente inaceitável”, afirmou Cabrita, destacando as zonas urbanas.

Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, no ano passado morreram 76 pessoas atropeladas, de um total de 509 mortes nas estradas.

O limite de 30km por hora já existe nalguns bairros, mas com esta medida, que não tem qualquer data anunciada, passaria a ser generalizado.

Na entrevista que concedeu esta manhã à rádio pública, Eduardo Cabrita deixou ainda outras recomendações para diminuir a sinistralidade nas estradas, incluindo a obrigatoriedade de carta própria e formação específica para condução de motociclos de 125 cm3. Actualmente basta ter carta de condução de automóveis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tomé
    23 jan, 2018 lisboa 16:25
    história das velocidades mácimas, 60, 50. 30? Já pensaram em 20 ou 10? As regras acabam por cair no ridículo quando se abusa das mesmas.
  • Açores
    14 jan, 2018 14:25
    Já agora um conselho para esse ministro. Velocidade permitida 0 Km/h ou melhor marcha atrás
  • Alexandre
    14 jan, 2018 Lisboa 03:13
    A avaliar pela cara do sr Eduardo cabrita, já se está a ver o condutor que ele é, sinceramente, o melhor é comprar uma trela em puxar o carro, vamos ter que andar em primeira e segunda velocidade,, aonde vão buscar estes ministros, santa ignorância,, não é para reduzir a sinistralidade, eles estão pouco preocupados com isso, nem querem saber, caça ao dinheiro dos contribuintes isso sim,, estradas um desastre, passadeiras em cima de cruzamentos, sinalética degradada, lombas horríveis,, isso é que deve ser revisto, agora esta treta, mas o sr ministro passa a160 km/h ou mais sem as respeitar vai em serviço, e os contribuintes que trabalham para sustentar estas baboseiras tem que cumprir, carta para 125 cm/3,deve ter comissões com as escolas de condução, que tristeza de argumentos, para já a carta de automóveis devia dar para motos independente da cilindrada, porque se um micro carro pode andar a ocupar a via pública com uma licença, quem tem carta de ligeiros pode circular com motos tem habilitação para tal,,... Exmo sr não diga disparates desses nem queira sacar mais dinheiro aos contribuintes, preocupe se com coisas importantes, não seja mesquinha...
  • marques
    13 jan, 2018 gandara 12:15
    Enfim, isto na verdade é uma das piores ditaduras deste país! Vão nos impondo tudo e mais alguma coisa, BASTA PARA O QUE ESTAO A FAZER ATÉ NA PRÓPRIA ALIMENTAÇAO , A SERMOS OBRIGADOS A COMER CONFORME ELES QUEREM. Até quando vamos aguentar! Só falta voltarmos ao pagamento do braçal, licença de isqueiro, carro de bois e carroça, mas enfim, estas foram substituídas por outras muito grandes.
  • J.P.
    12 jan, 2018 Aveiro 19:54
    Mais uma medida imbecil pensada por imbecis. Não pensem não façam nada, Serão desta forma bem mais úteis para o país.
  • Zepovinho
    12 jan, 2018 Norte 19:53
    Mais um retrógrado e tótó :
  • couto machado
    12 jan, 2018 Porto 19:18
    Mais uma cabritada...
  • João
    12 jan, 2018 Caldas da Rainha 18:32
    Há realmente muitas zonas onde essa proibição faria sentido. Mas em todo o lado?!! Lá está a mania do exagero... Não seria melhor educar em vez de proibir? Vivemos num país de proibições porque não há educação. Até chegámos ao cúmulo de ter de fazer leis para "proibir" ministros de receberem prendas... Invistam nas pessoas, na sua educação e na moralidade pelo exemplo Ou então, proíbam tudo. Sugestão: se descerem o limite máximo de velocidade para os 10 km/h o número de vítimas será ainda menor!!! Ah, é já que proibiram a Legionela por que não proíbem também os incêndios?
  • 12 jan, 2018 aldeia 18:03
    Mais uma medida de um "inteligente" que de transito nada sabe,será que o motorista do seu carro do estado anda a essa velocidade?
  • Luis Oliveira
    12 jan, 2018 Santo António Cavaleiros 17:53
    Vivemos num pais de inventores e de idiotas , no Canada nao existem prioridades em parte alguma as prioridades fazem parte da educacao do pais em que vivemos, agora querem 30 k. Nas localidades nao quererao comer do taxo deitados como os suinos se quiserem o povo arranja-lhes umas pias .

Destaques V+