Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa. Crianças vão poder usar cartão escolar para viajar gratuitamente nos transportes

12 jan, 2018 - 10:24

Projecto-piloto arranca a partir da Páscoa em dois agrupamentos da cidade.

A+ / A-

As crianças de Lisboa vão poder usar o cartão escolar para viajar gratuitamente na Carris e no Metro, uma medida que a autarquia quer implementar junto dos alunos do primeiro ciclo em Setembro, alargando depois a outros ciclos.

"A partir da Páscoa" irá avançar um projecto-piloto em dois agrupamentos da cidade "que ainda não estão escolhidos", mas a Câmara pretende que, em Setembro, "seja universal nas escolas básicas a existência de um cartão escolar que permita, não só identificar o aluno na escola, como aceder aos transportes públicos de Lisboa", avançou à agência Lusa o vereador da Educação e dos Direitos Sociais.

Actualmente, os passes para a rodoviária Carris e Metropolitano já são gratuitos para crianças até aos 12 anos, mas Ricardo Robles admite que o cartão possa chegar a alunos mais velhos.

"Em Setembro de 2018 queremos implementá-los em todos os alunos do primeiro ciclo e em Setembro de 2019 queremos alargar depois aos ciclos seguintes", referiu Ricardo Robles.

"Ainda não estabelecemos até onde será, mas o objectivo é ser uma coisa progressiva, segundo, terceiro [ciclos], secundário, mas é um faseamento no tempo que ainda não temos definido, e, portanto, vamos articular também com o vereador da Mobilidade", acrescentou.

Uma vez na posse dos cartões, os cerca de 15 mil alunos do primeiro ciclo de Lisboa poderão usar este sistema na Carris e no Metro.

Com esta medida, explicou o vereador, "deixam de ser os pais a ter de pedir" o passe para as crianças, pelo que os mais novos "desde que estejam na escola, passam a ter o cartão" para os transportes públicos automaticamente.

Questionado sobre o investimento necessário para aplicar a medida, o vereador do BE apontou que "está a ser calculado pelo vereador da Mobilidade, mas para já é só a execução física do próprio cartão, sendo o valor de investimento muito reduzido".

Outra das valências deste cartão escolar estará ligada à cultura e será "a gratuitidade de acesso aos equipamentos da EGEAC", como museus ou teatros, medida que o vereador da Educação espera que "potencie muito as actividades nas escolas".

Uma das medidas constantes no acordo de governação da cidade, firmado entre PS e BE no início do mandato, é o acesso gratuito a menores de 18 anos, maiores de 65 e desempregados a todos os espectáculos e espaços geridos pela EGEAC (empresa municipal que gere os equipamentos culturais de Lisboa).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+