Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alemanha. Merkel e Schulz fecham acordo para novo Governo

12 jan, 2018 - 08:42

As eleições realizaram-se em Setembro e o partido de Angela Merkel não conseguiu maioria absoluta.

A+ / A-

Três meses depois há acordo na Alemanha. A chanceler alemã e os social-democratas alcançaram um "acordo de princípio" com vista à formação do novo governo.

A notícia foi confirmada à France Presse por uma fonte ligada às negociações.

O acordo de princípio vai ter de ser submetido, ao longo do dia, às instâncias dirigentes dos partidos envolvidos (democratas cristãos da CDU/CU e sociais democratas do SPD) para aprovação.

A reunião que terminou hoje de manhã prolongou-se durante mais de 24 horas.

A chanceler alemã manifestou-se optimista quanto à formação de um governo de coligação com os sociais-democratas, enquanto o líder do SPD, Martin Schulz, classificou o acordo alcançado como "notável".

Desde as eleições de Setembro passado, a CDU (União Democrata Cristã) de Angela Merkel negociava para alcançar um acordo prévio que lhe permitisse iniciar negociações formais de coligação.

Na história da República Federal da Alemanha, isto é desde 1949, nunca houve um governo de minoria a nível federal, e formaram-se sempre coligações com acordos prévios que fazem as vezes de programa comum de governo.

Mais de três meses após as eleições legislativas, a Alemanha continua a ser governada interinamente, pelo que Angela Merkel não tem poderes para responder às iniciativas do Presidente Francês, Emmanuel Macron, para reformar a UE.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+