Tempo
|
A+ / A-

Boticas abre temporada das feiras de fumeiro

11 jan, 2018 - 17:46 • Olímpia Mairos

O hambúrguer barrosão e quarenta toneladas de enchidos esperam por 70 mil visitantes e um volume de negócios de meio milhão. Os produtos poderão ser degustados no fim-de-semana, na Feira Gastronómica do Porco.

A+ / A-

A Feira Gastronómica do Porco de Boticas abre portas na sexta-feira, prolongando-se até domingo e vai pôr à venda 40 toneladas de enchidos.

A feira realiza-se “há 20 anos sem interrupção”, sublinha o presidente da autarquia, Fernando Queiroga, destacando que se trata de um dos pontos mais altos da economia local, por representar uma “importante oportunidade de negócios para os produtores do concelho que, nestes dias, conseguem um volume de negócios perto do meio milhão de euros”.

Além de permitir aos produtores a venda dos seus produtos, “fonte de sustento de muitas famílias,” o evento permite recuperar “a tradição, os sabores e saberes tradicionais genuínos e autênticos do concelho e levar o bom nome dos produtos, com origem em Boticas, além-fronteiras”, enfatiza o autarca.

A qualidade do fumeiro é, precisamente, a condição fundamental para a entrada de produtos na feira.

“É uma responsabilidade imensa, garantimos qualidade e rigor no controlo dessa mesma qualidade”, assegura o autarca, dando nota que “nos últimos anos, alguns empreendedores fixaram-se no concelho e apostaram na agricultura”.

Fernando Queiroga sublinha ainda que a feira gastronómica “tem ajudado a alavancar outros pequenos negócios, como o artesanato, os chás, os licores e as compotas, que estão a contribuir para a criação de emprego e a fixação das pessoas no concelho”.

Aos enchidos, concebidos de forma artesanal, juntam-se o presunto, o pão centeio, a bola e o folar de carne e o vinho dos mortos, que é produzido no concelho e depois enterrado para envelhecimento.

Uma das novidades deste ano são as tasquinhas no exterior da feira, onde será possível provar o presunto e o fumeiro mas também o hambúrguer barrosão, preparado à base de carne barrosã e que tem ganho medalhas em concursos nacionais.

Nesta edição que assinala os 20 anos do certame, a autarquia aposta também na animação com destaque para as tradicionais chegas de bois.

Durante o fim-de-semana da feira são esperados em Boticas mais de 70 mil visitantes, muitos deles provenientes da vizinha Espanha.

A ronda das feiras de fumeiro do distrito de Vila Real começa precisamente com a Feira Gastronómica do Porco de Boticas, que decorre entre sexta-feira e domingo. Segue-se a Feira do Fumeiro e do Presunto de Montalegre, entre os dias 25 e 28 de Janeiro. O último certame é a Feira de São Brás, em São João da Corveira, no concelho de Valpaços.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+