Tempo
|
A+ / A-

Mãe minhota cria lençóis que reduzem risco de asfixia em bebés

11 jan, 2018 - 09:48

Design único impede o bebé de deslizar para baixo dos lençóis, graças a um sistema de retenção/segurança que é ajustável.

A+ / A-

"SafetyBabyBed" é um sistema de lençóis que "reduz o risco de asfixia em recém-nascidos durante o sono". A ideia é de Mónica Ferreira, uma mãe de dois filhos, e foi desenvolvida apoio da Universidade do Minho.

Segundo um comunicado da instituição, a ideia surgiu depois de a criadora daqueles lençóis "ter sido alertada pelos profissionais de saúde sobre o risco de sufocamento de bebés provocado pela roupa de cama e por ter conhecimento de situações de susto ocorridos com pessoas próximas".

Mónica Ferreira "amadureceu" o conceito no Laboratório de Ideias de Negócio e no Laboratório de Empresas da TecMinho. Depois nasceu o "SafetyBabyBed" para impedir que os bebés de deslizarem na cama ou puxarem os lençóis para cima da cabeça e refere que "20% das crianças vítimas de morte súbita são encontradas com a cabeça coberta por roupa de cama".

Mónica Ferreira explica no texto que "sabe-se que os lactentes, nos primeiros meses de vida, não têm ainda bem desenvolvido a perceção da obstrução e os reflexos de defesa", pelo que o objetivo da solução desenvolvida é "proporcionar aos bebés e aos pais um sono mais tranquilo, diminuindo drasticamente o risco de abafamento".

A academia minhota destaca o "design único que impede o bebé de deslizar para baixo dos lençóis, graças a um sistema de retenção/segurança que é ajustável consoante o crescimento e amovível a qualquer momento".

O modelo de lençóis integra ainda um fecho adaptado "para a criança não se destapar durante a noite, mantendo a temperatura ideal".

O "SafetyBabyBed" está em fase final de patenteamento, tendo sido já premido com o 1.º Prémio do programa "Novas Empresas Tecnológicas Têxteis".

O projecto tem contado com o apoio da TecMinho (interface universidade-empresa da Universidade do Minho), do Serviço de Pediatria e Neonatologia do Hospital de Guimarães e do CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portuga

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+