Tempo
|
A+ / A-

​Miguel Relvas diz é preciso pagar mais para ter melhores políticos

11 jan, 2018 - 00:15 • Eunice Lourenço (Renascença) David Dinis (Público)

Ex-ministro está preocupado com a “facilidade com que se abate quem está na vida política”. Em entrevista à Renascença e ao “Público”, propõe salários de acordo com a média dos cinco anos anteriores às funções.

A+ / A-
Relvas diz é preciso pagar mais para ter melhores políticos
Relvas diz é preciso pagar mais para ter melhores políticos

Veja também:


Portugal tem de pagar mais para ter melhores políticos, defende o antigo ministro do PSD Miguel Relvas em entrevista à Renascença e ao jornal "Público".

“Não vivo frustrado por não estar na vida política”, diz o agora empresário Miguel Relvas que não diz “nunca” a um regresso à vida partidária.

O que é que aprendeu no Governo que lhe é útil agora? E o que é que está a aprender agora que lhe pode ser útil se voltar para a política?

Conheci muitas pessoas, aprendi que todos os problemas, por mais difíceis que sejam, temos que ser capazes de ter soluções, juntar e ouvir pessoas com tolerância. Também devo dizer que há algo que me preocupa hoje: o estatuto remuneratório dos políticos, toda a pressão que existe sobre a vida política, implica que devemos fazer uma reflexão sobre se os melhores estão a vir para a vida política. A sensação que tenho em relação às novas gerações - tenho uma filha com 25 anos -, há hoje um distanciamento da política que tem muito a ver com a abordagem da caça ao homem, da facilidade com que se abate quem está na vida política, também o estatuto remuneratório, que leva a que os melhores do país se dediquem a outras áreas.

Mas também o estatuto remuneratório?

Também. Tem que se encontrar um ponto de equilíbrio. O salário de quem está na vida política tem que ser proporcional àquilo que ganhou nos últimos cinco anos anteriores ao desempenho de funções. Senão dificilmente vamos buscar pessoas que tenham qualidade, que tenham condições de servir o seu país - e que não o fazem, porque têm compromissos, vidas familiares. Na vida política não podemos seguir pela via dos serviços mínimos. Temos que ser capazes de ir buscar os melhores. Hoje em dia, a vida política é pouco atractiva.

Admite regressar?

Nunca se deve dizer que não. E como já vimos Cristo descer à terra...

E os ventos mudarem.

E os ventos mudarem. O que lhe posso dizer é que sou feliz com o que faço, gosto do trabalho que tenho. E sinto-me bem em dar a minha opinião, exercer a minha opção cívica, daquilo em que acredito para o meu partido e para o meu país. E não vivo pressionado, nem vivo frustrado por não estar na vida política.

Miguel Relvas. Justiça portuguesa tem “visão neocolonial sobre Angola”
Miguel Relvas. Justiça portuguesa tem “visão neocolonial sobre Angola”
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • almague
    12 jan, 2018 Lisboa 17:35
    E os técnicos e outros altos e competentes quadros profissionais a trabalhar em empresas privadas ou no setor publico a receberem mil e tal euros? O que é que os políticos têm a mais comparando com estes altos e competentes quadros superiores de empresas privadas e no Estado?
  • JOÃO RATELL
    12 jan, 2018 AMORA - SEIXAL 16:15
    SEGUNDO DIZ O SR. RELVAS QUE SE ANDA A CAÇA AO HOMEM E PARA SER ABATIDO POLITICAMENTE , E AGORA PERGUNTO ? ... AO SR. RELVAS SE NÃO FOI ELE QUE MENTIU E INTITULOU-SE DE DOUTOR ? É LÓGICO QUE ESSE GRANDE ERRO É FATAL PARA O POLITICO ! POIS TEMOS DEPUTADOS NA ASSEMBLEIA QUE NÃO SÃO DOUTORES E NUNCA SE INTITULARAM COMO TAL , AÍ É QUE ESTÁ A DIFERENÇA DO CARÁCTER DOS HOMENS SÉRIOS E QUE AINDA EXISTEM ?. . . EM RELAÇÃO AO SR FALAR DA JUSTIÇA PORTUGUESA "VISÃO NEOCOLONIAL SOBRE ANGOLA " TEM TODA A RAZÃO !
  • Antonio Peixoto
    12 jan, 2018 V.N.GAIA 00:59
    A remuneração dos políticos tem que ser revista. O que o estado paga aos políticos qualquer quadro de empresa paga. Para termos bons políticos temos de lhes pagar bem. Mas também temos de ter menos de metade dos deputados. Penso que haverá muito a fazer no que respeita POLÍTICOS
  • Jorge Peixoto
    12 jan, 2018 Matosinhos 00:23
    E os operário devem ter um baixo salário?
  • Carlos Camacho
    11 jan, 2018 Funchal 22:40
    Este jornalista teria sido muito mais feliz se tivesse entrevistado um sem abrigo
  • AA
    11 jan, 2018 LX 19:11
    SEGUINDO O ARGUMENTO DELE, QUANDO ELE FOI DEPUTADO, RECEBERIA 0. E MESMO ASSIM ERA DEMASIADO BEM PAGO. UMA VERGONHA A RENEASCENÇA E O PÚBLKICO DAREM VOZ A VIGARISTAS. PORTUGAL TEM O QUE MERECE. PS - JÁ CENSURARAM O MEU ANTERIOR COMENTÁRIO, VEJAM LÁ SE TAMBÉM CENSURAM ESTE.
  • Eusébio
    11 jan, 2018 Porto 19:09
    Descarado.
  • José Bandeira
    11 jan, 2018 Aveiro 18:49
    Como é possivel um discurso destes, de alguém que, enquanto lá esteve , só mostrou ignorância pura e dura ?? E querem mais dinheiro ??? Ou seja, ainda nos querem roubar mais um bocadinho.. INCRÍVEL.. Somos mesmo um povinho de gente porreira..
  • 11 jan, 2018 15:07
    Este quer mais dinheiro para pagar a inutilidade.
  • AP
    11 jan, 2018 Prtual4 15:03
    Ah ah a ah ah.... Desculpem.... Ah ah ah ah ....Não posso! Ah ah ah ah h ..... :)))))

Destaques V+