Tempo
|
A+ / A-

Arbitragem

Duarte Gomes: "Soares Dias devia ter expulsado Brahimi"

08 jan, 2018 - 12:56

O ex-árbitro internacional considera que o juiz do Porto devia ter agido disciplinarmente após o gesto do argelino, com a amostragem do cartão vermelho.

A+ / A-

A acção de Brahimi na saída para o intervalo, do Dragão, no jogo de domingo à noite com o Vitória de Guimarães podia ter custado a expulsão ao argelino.

A opinião pertence ao ex-árbitro Duarte Gomes, que, em Bola Branca, explica que "se Artur Soares Dias quisesse ter sido muito rigoroso, podia ter expulsado o jogador do FC Porto”. Se isso não aconteceu, deveu-se ao facto de "ao olhar para aquele resvalar emocional", perceber que "Brahimi estava no limite máximo da sua intolerância e frustração", pelo que decidiu, com "bom senso, não valorizar aquela reacção".

Duarte Gomes considera que o árbitro fez uma "gestão de emoções", com isso "ganhou o espectáculo" e provavelmente "Brahimi já se arrependeu” do excesso cometido.

“Qualquer que fosse a opção estratégica do árbitro em relação ao seu rigor disciplinar seria criticável na mesma, por exemplo na semana passada um jogador também do Porto leva o segundo amarelo, o arbitro optou pela via do rigor e foi as consequências que foi (…) ou seja preso por ter e preso por não ter”, avança o antigo juiz internacional.

Duarte Gomes considera ainda que a actuação de Artur Soares Dias ontem à noite no Dragão esteve longe de ser bem conseguida.

“Também os árbitros têm dias e às vezes a sua predisposição física, emocional e concentração, tal como acontece com os jogadores, não está no seu máximo, por muito que tentem contrariar e entrar em “modo jogo” quando chegam ao relvado. O jogo teve um número anormal de lances dentro da área, umas quatro ou cinco situações, o Artur não esteve bem, não esteve como gostaria de ter estado”, esclarece.

No entanto, o agora comentador não reduz a exibição do árbitro a um "padrão de má forma", a menos que "acontecesse 4 ou 5 jogos consecutivos".


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Karamelo
    11 jan, 2018 Lisboa 21:09
    LUIZ TEIXEIRA - O sr. Luiz, aprendiz de feiticeiro e arauto da verdade desportiva 'carneirista', provavelmente nem se lembra que, este Duarte Gomes, é o mesmo que apitou o penalti fantasma do Jardel contra o Benfica. Mas tudo bem... Entende-se. Com elevado grau de certeza o sr. é mais um verde azulado.
  • C.M
    11 jan, 2018 Loures 17:10
    Está provado que o susto que os superdragões infligiram a este arbitro no centro de treinos está a fazer efeito, quem tem cu tem medo.
  • Luiz Teixeira
    10 jan, 2018 Lisboa 20:13
    Já Duarte Gomes só tem dias bons. Useiro nos comentários em que sugere a expulsão a jogadores do Sporting e Porto, convenientemente ignora quando a sugestão deve ser aplicada aos jogadores do outro rival. Porque será? Será porque é sócio dos encarnados? Será porque esse clube, com o apoio da SIC e do jornal A Bola está a fazer uma operação de cosmética para promover Duarte Gomes a líder do CA, substituindo Fontelas Gomes? Provocador por natureza (ninguém esquece da provocação feita em Alvalade, quando tinha todo o campo para aquecer e decidiu aquecer na área onde estava a aquecer o guarda-redes leonino, no jogo contra o V.Setúbal. Duarte Gomes, é só mais um nome da longa lista dos árbitros ao serviço do clube a Luz.
  • JR
    10 jan, 2018 Coimbra 11:08
    Brahimi devia ter sido expulso pelo gesto bem visível que fez e que já aliás tinha feito no jogo anterior em direcção ao Fábio Veríssimo. Porto vs Guimarães: três penaltis a favor do Porto e uma a favor do Guimarães por marcar, duas expulsões poupadas a jogadores do Guimarães e uma expulsão poupada a um jogador do Porto. Prejuízo evidente para o Porto, mas também houve erros em desfavor do Guimarães e que, em contrapartida o Porto beneficiou. A expulsão de Brahimi faria com que o Porto jogasse toda a segunda parte com 10 jogadores. Nestas discussões ninguém pode ter uma opinião livre e dizer o que pensa que é logo conotado ou com o clube A ou com clube B e engendra-se logo uma teoria da conspiração tipo fábula do lobo e do cordeiro Que podridão!...
  • DINIS SILVA
    09 jan, 2018 VIANA DO CASTELO 18:07
    Este ex-árbitro Duarte Gomes, assumidamente lampião adepto do Benfica, foi o tal que, e só vou citar um jogo, num célebre Benfica-V.Guimarães, na Luz, castigou os vitorianos com 3 penaltys inexistentes, todos na 1ª.parte e num curto espaço de 20 minutos, arrumou logo com o jogo, entregou de bandeja os 3 pontos ao seu clube, e agora critica os outros, quando foi dos piores e mais desonestos árbitros que vi atuar, não despia a camisola encarnada quando apitava, roubando todos os adversários dos encarnados.
  • Jorge Saraiva
    09 jan, 2018 Mirandela 11:02
    É amigo do fcp ou tem medo, como tal deve abandonar a arbitragem. A arbitragem está muito degradada e sem qualquer credibilidade.
  • Pedro
    09 jan, 2018 Lisboa 02:14
    Anónimo disse... 19 de Dezembro de 2011 “Duarte Gomes acabou por assumir o erro no lance em que Belluschi sofreu falta para grande penalidade dentro da área do Marítimo: "Sim. Penalty e sim... Falhei", escreveu o árbitro, num texto publicado logo de manhã na sua página no Facebook.” 21 DE JANEIRO DE 2013 Na próxima jornada o slb desloca-se a Braga. É tradicionalmente um adversário difícil. Nesta jornada o Braga jogou em casa e goleou o Setúbal por 4-1. O central bracarense Paulo Vinícius foi expulso aos 92 minutos, quando já nada o fazia prever, falhando o próximo jogo por castigo (contra quem? Contra o slb!). O árbitro foi Duarte Gomes, um velho conhecido dos benfiquistas. O presidente do Braga, António Salvador, ficou indignado com a arbitragem ao ponto de a comparar aos tempos de Calabote! 9 DE FEVEREIRO DE 2013 Na véspera do slb ir à Madeira, ao sempre difícil terreno do Nacional, Duarte Gomes (quem haveria de ser?) foi nomeado para arbitrar o Nacional x Moreirense. Manuel da Costa, defesa-central do Nacional, estava em risco para o jogo seguinte e não foi preciso esperar muito para se confirmar aquilo que muitos previam, isto é, que a habitual dupla de centrais do Nacional não ia poder jogar contra o slb. De facto, logo aos 18’, Manuel da Costa viu o cartão amarelo....
  • Manuel
    08 jan, 2018 Aveiro 18:29
    Se Soares Dias tivesse marcado os penalties o porto ia para o intervalo a ganhar.
  • Manuel Vila Pouca
    08 jan, 2018 Porto 18:27
    Dudu, com que então Brahimi, podia ter ido para a rua. Mas estive a ver a tua análise ao Benfica - Chaves da época passada, só para recordar, o jogo em que Luisão deu umas cabeçadinhas de amor a Nuno Almeida, aí basta ver A Bola da altura, para concluir que a tua análise é diferente. Mas não admira...
  • Luís Gomes
    08 jan, 2018 Albergaria-a-Velha 18:09
    Grande credibilidade a deste comentador de arbitragem! Está ao nível da credibilidade do Ribeiro Cristóvão.

Destaques V+