Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Natal copta decorre sem incidentes e com presença presidencial

07 jan, 2018 - 11:58

O general al-Sisi fez questão de marcar presença na principal celebração de Natal, na recém-inaugurada catedral Copta no Cairo, ao lado do Papa Tawadros.

A+ / A-

Decorreram sem incidentes, e com presença das mais altas autoridades egípcias, as celebrações de Natal da Igreja Copta, no Egipto.

Os cristãos egípcios, conhecidos como coptas, têm sido vítimas de ataques e atentados ao longo dos últimos anos e os festejos de Natal tendem a ser um período particularmente sensível.

Este ano não foi excepção, com um ataque a uma Igreja perto do Cairo, seguido do assassinato de dois irmãos cristãos na sua loja, a marcar as últimas semanas.

O Governo destacou milhares de militares para protegerem as igrejas durante este período.

Como tem acontecido nos últimos três anos, o presidente Abdel al-Sisi marcou presença na celebração de Natal, que decorreu na nova catedral copta construída na nova capital administrativa do Egipto, construída a 45 quilómetros do Cairo e inaugurada no sábado com esta liturgia.

A presença de al-Sisi, que em 2015 se tornou o primeiro chefe de Estado do Egipto a participar numa celebração de Natal, foi bem recebida pelos féis que lotaram a Igreja. O Presidente fez questão de ser fotografado ao lado do Papa Tawadros, líder da Igreja Copta.

Os coptas são cerca de 10% da população do Egipto e são a maior comunidade cristã de todo o mundo árabe.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+