Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Livreiros aflitos com oferta de manuais escolares recebidos no Ministério da Educação

08 jan, 2018 - 08:32

Os livreiros garantem que a situação está a ameaçar empresas e milhares de empregos.

A+ / A-

Ao fim de mais de um ano de protestos, os pequenos livreiros vão ser recebidos esta segunda-feira no Ministério da Educação. Em causa está a viabilidade dos seus negócios, depois do Estado ter avançado com a oferta de manuais escolares.

Os livreiros garantem que a situação está a ameaçar empresas e milhares de empregos.

As queixas começaram a fazer-se sentir a partir do momento em que o Ministério da Educação tomou a decisão de oferecer os manuais escolares a todo o 1.º ciclo nas escolas públicas. Não pela medida em si mas porque, com autonomia para gerirem as verbas associadas a essa medida, vários agrupamentos de escolas optaram por negociar a compra dos livros em grandes lotes a fornecedores com capacidade para oferecerem descontos consideráveis, deixando de fora o comércio local.

Os livreiros já escreveram ao Presidente da República, ao Governo e à Assembleia da República, recebendo várias manifestações de compreensão mas nenhuma proposta concreta de solução.

O encontro chegou a estar agendado para a passada sexta-feira, 5 de Janeiro, mas foi depois adiado para esta segunda-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+