Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Está desempregado? Tem até às 18h00 para se candidatar a um estágio profissional

03 jan, 2018 - 08:04

Estágios têm a duração de nove meses e dirigem-se a desempregados inscritos no IEFP, sobretudo jovens entre os 18 e os 30 anos de idade ou desempregados de longa duração (há mais de 12 meses no desemprego), entre outras situações.

A+ / A-

O segundo período de candidaturas aos Estágios Profissionais do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), medida que conta com uma dotação orçamental de 36,65 milhões de euros, termina esta quarta-feira às 18h00.

Segundo informação publicada na página do IEFP, o segundo período de candidaturas, que arrancou em 15 de Novembro de 2017, termina hoje, podendo candidatar-se pessoas singulares ou colectivas, do sector privado, com ou sem fins lucrativos.

A dotação orçamental para o segundo período de candidaturas é de 36,65 milhões de euros, semelhante à verba afecta à primeira fase, que decorreu entre Maio e Julho de 2017 e em que o IEFP recebeu 13.906 candidaturas, correspondentes a 17.086 estágios.

Os estágios têm a duração de nove meses e dirigem-se a desempregados inscritos no IEFP, sobretudo jovens entre os 18 e os 30 anos de idade ou desempregados de longa duração (há mais de 12 meses no desemprego), entre outras situações.

Os estagiários têm direito a uma bolsa mensal, que varia em função do seu nível de qualificação, fixando-se entre os 428,9 euros (equivalente a um Indexante de Apoios Sociais) para um estagiário com o ensino básico e os 750,5 euros (1,75 IAS) para um estagiário com doutoramento. Têm ainda direito a refeição ou subsídio de refeição nos dias de estágio, a transporte ou subsídio de transporte.

O IEFP apoia no pagamento das bolsas de estágio (suporta 65% ou mais destes valores, dependendo da tipologia do destinatário e do promotor), comparticipando ainda subsídios de alimentação e seguros de acidentes, e despesas de transporte nos casos aplicáveis. A entidade empregadora cobre a parte restante dos custos (cerca de 35% do total) e é responsável pelo pagamento da Taxa Social Única que incide sobre a bolsa.

As candidaturas devem ser apresentadas no portal do IEFP.

Para 2018, o IEFP também já definiu o prazo das candidaturas aos Estágios Profissionais, que irão realizar-se em quatro períodos distintos: de 1 de Fevereiro a 1 de Março; de 1 de Maio a 1 de Junho; de 1 de Julho a 31 de Julho; e de 1 de Outubro a 2 de Novembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marcia Ribeiro
    07 jan, 2018 Felgueiras 10:35
    É uma vergonha da forma que o governo de Portugal usa e abusa do compromisso que tem perante o cidadãos Portugueses. Um individo vindo de outro pais nomeadamente.... é lhe permitido abrir lojas de tamanho de centro comercial, e esta livre de pagar imposto e renda até cinco anos. Vendendo produtos que ate é permitido comprar na net a 50 centimos e na loja o preço é de 3 euros mas se for a uma loja de comercio pequeno ( Portugues) sera a 5 euros. Como o salário que temos neste pais é claro que a maioria falo dos que nao fazem contas na net!! Vai comprar a loja que esta livre de pagar imposto. Correcto!? Pois posso dizer que o dono dessa loja tem como luxo andar de traz para a frente de Ferrari carro, e o da loja pequena terá que se escrever no centro de emprego mas como tem uma idade superior os 30 anos o que vai ser ????????
  • Arinea Lopes costa
    04 jan, 2018 Baltar /paredes 09:29
    Gostaria de candidatar-me a estágio estou desempregada.
  • Lenike Vaz
    04 jan, 2018 Amadora 06:28
    Gostaria de me candidatar
  • Pedro Manuel Alves G
    03 jan, 2018 Alfena - Valongo 18:17
    Décimo segundo ano completo Licenciatura em direito incompleto (faltando 4 cadeiras "disciplinas ") Sou desempregado de longa duração
  • José António
    03 jan, 2018 calheta 18:03
    Sou formado em TIC/MS procuro á meses eatajo profisional agradeço ter este opurtunidade. Tenho 23 anos.
  • Micael silvestre
    03 jan, 2018 Alguber 17:03
    Estou entressado tenho 28 anos e desempregado
  • Filipe
    03 jan, 2018 évora 16:54
    Tudo entretido com a banha da cobra dos sucessivos Governos , uns emigram , outros candidatam-se , outros arranjam empregos mensais ou por horas ao dia , outros desistem da inscrição e assim os números do desemprego permanece baixo em Portugal . Todavia , Portugal devia ter vergonha de ter espalhado pelo Mundo mais de 2 milhões de emigrantes que por cá não estão já que Portugal não lhes prestou para nada ! Afinal , quantos imigrantes estão a laboral em Portugal vindos da Europa ? Terá tantos Ingleses , Alemães , Franceses na mesma proporção ? Claro que não , Portugal não presta para o trabalho apenas cá estão o que não podem abalar , se abrissem as portas de maneira a que tudo pudesse sair , só cá ficavam umas dezenas de famílias ricas e todos os políticos . O resto pirava-se tudo ! Transformaram isto numa sucata luxuosa da raia miúda da Europa a fim de filtrar gente podre que não interessa aos outros países , isto a falarmos do Sol da praia ...
  • Maria da CONCEIÇÃO Abrunhosa
    03 jan, 2018 Trancoso 16:51
    Estou desempregada gostaria de saber...se com 54 anos tenho direito a esses estágios....
  • João
    03 jan, 2018 Lisboa 15:35
    Estas candidaturas, destina-se só a empresas. Deviam corrigir esta noticia, pois induz em erro!
  • Maria Gorete Costa
    03 jan, 2018 Vila Franca de Xira 15:32
    Gostaria de me candidatar para uma formação. Estive no dia 14 de Dezembro, mas não me informaram. Quais são os cursos? O que devo fazer?

Destaques V+