Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tabaco. Novas regras impõem multas até 750 euros

02 jan, 2018 - 10:14

Regras em vigor desde dia 1 proíbem o fumo em locais ao ar livre destinados a menores, mas deixam de fora os hospitais pediátricos.

A+ / A-

Esta terça-feira, dia 2, é o primeiro dia útil do ano e das novas regras relativas às restrições ao consumo de tabaco. A partir de agora é proibido fumar nos locais frequentados por menores de 18 anos, mesmo ao ar livre.

Os prevaricadores sujeitam-se a multas pesadas, entre os 50 e os 750 euros “para o fumador em si”.

“Depois, para os proprietários, pode ir para um valor mais elevado e para entidades pode chegar a algumas centenas de milhares de euros”, indica o secretário de Estado Adjunto e da Saúde na Manhã da Renascença.

Passa, assim, a ser proibido fumar, por exemplo, junto de parques infantis. Fernando Araújo lamenta no entanto que, por decisão da Assembleia da República, não tenha sido possível alargar a proibição dos espaços exteriores aos hospitais, mesmo os pediátricos.

“A proposta do Governo ia mais longe, no sentido de criar áreas de defesa próximas das entradas dos hospitais e dos centros de saúde e mesmo dos estabelecimentos escolares, mas não foi entendido pela Assembleia da República como pertinente e acabou por não ser aprovado nesse sentido”, afirma.

Há, contudo, hospitais que, “através de uma regulação interna”, já impedem “o uso de hábitos tabágicos nos espaços ao ar livre” do seu recinto. É o caso do IPO do Porto.

“Mas são casos isolados e a lei em si não torna ilegal esses hábitos”, acrescenta o secretário de Estado.

A Renascença esteve esta manhã nos jardins do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, onde falou com alguns funcionários e pais, que se revelaram unânimes na opinião de que deveria haver um espaço dedicado aos fumadores dentro do estabelecimento.

A partir desta terça-feira é também proibido o uso de produtos equiparados a cigarros (os chamados cigarros electrónicos, por exemplo) em locais públicos fechados.

A nova legislação equipara aos cigarros tradicionais os cigarros electrónicos ou novos produtos que produzem aerossóis, vapores, gases ou partículas inaláveis e até mesmo tabaco de mascar ou inalar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ze Fala Barato
    02 jan, 2018 Hamburg 19:49
    Realmente....pobres fumadores são culpados de todo o mal do mundo.Essas maquinas todas a rolar com gasoleo e com a benção do estado( menos impostos do que a gasolina)não lixam muito mais a nossa saúde? Fumar já foi a coisa melhor e mais natueal no mundo.Hoje é o diabo....
  • VICTOR MARQUES
    02 jan, 2018 Matosinhos 12:35
    Será proibido fumar nos locais frequentados por menores de 18 anos???!!! Então, o que haveremos de fazer quando uns putos de 10,11 ou 12 anos fumares ao pé de nós???!!!...
  • Helder
    02 jan, 2018 Lisboa 11:58
    E os carros a circular junto aos parques infantis não poluem? Cambada de imbecis que só vêm num sentido o que lhes convem claro ! Mas para quem os ouve até parecem que estão a proteger a sociedade Como isto é um povo que nem opinião tem que o mal dos outros posso eu bem como dizem está tudo bem

Destaques V+