Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guterres deixa apelo à união. “Desafios são globais mas as pessoas estão viradas para si mesmas”

31 dez, 2017 - 11:11

Secretário-geral das Nações Unidas alerta para os novos perigos que emergiram e deixa um caminho aos líderes mundiais.

A+ / A-
Guterres deixa apelo à união. “Desafios são globais mas as pessoas estão viradas para si mesmas”
Guterres deixa apelo à união. “Desafios são globais mas as pessoas estão viradas para si mesmas”

Depois do apelo à paz, o alerta à união marca a mensagem de Ano Novo do secretário-geral das Nações Unidas para 2018.

"Vou emitir um alerta ao mundo. Os conflitos aprofundaram-se e novos perigos emergiram", começa por dizer António Guterres, que na sua mensagem vídeo os descreve: a ansiedade global relacionada com as armas nucleares; as alterações climáticas avançam rapidamente; as desigualdades acentuam-se; violações horríveis de direitos humanos; e o aumento dos nacionalismos e da xenofobia.

"Somemos isto tudo e estamos perante o paradoxo da nossa era: os desafios tornam-se globais mas as pessoas estão cada vez mais viradas para si mesmas. Ao começarmos 2018, apelo à união", diz António Guterres.

E como tornar o mundo mais seguro e superar ódios? "Estreitem laços. Lancem pontes. Reconstruam a confiança reunindo as pessoas em torno de objectivos comuns. A união é o caminho. O nosso futuro depende dela".

"Mas só poderemos fazê-lo em conjunto", sublinha, no que poderá vir a ser entendido como um recado ao Presidente dos EUA, Donald Trump, apesar do apelo a um novo compromisso não nomear ninguém.

"Desejo a todos paz e saúde em 2018", termina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Violas
    31 dez, 2017 Violetas 14:53
    Não tenho pena nenhuma do "Guitarras", porke apesar de ser um pau-mandado dos EUA (principalmente) é muito bem pago para isso!
  • Ze Fala Barato
    31 dez, 2017 Paris 12:58
    Antonio es um homem altamente qualificado como ensinaram os jornalistas a dizer.Mas um apelo a paz destes sem plano....ate uma criança do 2 ou 3 ano o poderuam fazer.Meu deus ,ganhas fortunas só para isto?

Destaques V+