Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Passagem de Ano. Lisboa restritiva e Porto "internacional"

29 dez, 2017 - 16:54

Nem garrafas de champanhe serão permitidas no Terreiro do Paço. Porto está preparado para "riscos imprevisíveis".

A+ / A-

Guarda-chuvas com haste comprida, mochilas grandes e objectos de vidro estão proibidos na festa de Ano Novo no Terreiro do Paço, em Lisboa, e nem as tradicionais garrafas de champanhe serão excepção, avisou, esta sexta-feira, a PSP.

Em conferência de imprensa, o intendente da PSP Paulo Flor destacou que, por razões de segurança, quem quiser passar o ano na festa de Lisboa terá de escolher entre a tradição de abrir uma garrafa de champanhe à meia-noite e a segurança, que segue padrões também praticados noutras capitais europeias.

Para garantir esta segurança, a PSP vai estabelecer perímetros à volta da festa.

No primeiro deles, no exterior da área identificada, passam apenas transportes públicos e fica “nos limites da Rua Dom Carlos I com a 24 de Julho, do Rossio com a Rua do Ouro, do Martim Moniz com a Rua da Palma e da Avenida Infante Dom Henrique com a Avenida Mouzinho de Albuquerque”.

No perímetro interior, junto ao recinto improvisado da festa, acessível a partir das 21h00, a PSP estabeleceu oito pontos de revistas aleatórias de cidadãos.

Segundo as regras de segurança neste recinto são ainda proibidas armas de fogo e armas brancas, explosivos, seringas, bancos ou cadeiras, buzinas de ar comprimido, apontadores laser, "selfie sticks" e megafones.

As mochilas não devem ter um tamanho superior ao de uma folha A3, mas há a garantia, segundo Paulo Flor, de que todas “vão mesmo ser revistadas”.

A melhor forma de chegar ao local, de acordo com a PSP, é de transportes públicos.

Os constrangimentos ao trânsito na zona começam já esta sexta-feira, com o corte total na Praça do Comércio entre as 21h00 e as 0h30, devido à realização de um concerto com Ana Moura, e cortes nas envolventes, como a Praça Duque da Terceira/Cais do Sodré, Avenida Infante D. Henrique e desta com a Rua Cais de Santarém e estação Sul e Sueste, Rua da Alfândega com a Praça do Comércio, Rua da Prata com a Rua do Comércio e Restauradores Sul. Na Rua do Ouro só passam transportes públicos.

Estes condicionamentos mantêm-se no sábado entre as 20h30 e as 01h30.

No domingo, às 18h00, será encerrada a nascente no viaduto da Avenida Infante D. Henrique e a poente no Cais do Sodré.

O corte total na Praça do Comércio e os cortes nas envolventes decorrem entre as 10h00 e as 5h00.

Todas as estruturas da Praça do Comércio serão encerradas pela PSP às 2h15.

Porto segue “padrões internacionais”

O dispositivo de segurança para a noite de Passagem de Ano no Porto cumpre "padrões internacionais", estando preparado para "riscos imprevisíveis", disse esta sexta-feira, o presidente da câmara, Rui Moreira.

"Todos sabemos que hoje há riscos assimétricos. Acreditamos que fazemos o possível para fazer face a riscos mais imprevisíveis. Temos colaborado com o Governo e o Governo connosco e seguimos os padrões internacionais", disse Rui Moreira quando questionado sobre medidas excepcionais face a eventuais ameaças terroristas.

O autarca participava numa conferência de imprensa ao lado de responsáveis da PSP, bem como ligados à protecção civil, sessão na qual não foi revelado o número de efectivos que estará no terreno na noite de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro, domingo para segunda-feira, mas foi frisada a convicção de que "o Porto está preparado" e de que "Portugal é um país seguro".

"Os efectivos serão os necessários e adequados em função do histórico [de anos anteriores] e das análises e perspectivas actuais. Portugal é um país seguro e a cidade do Porto também", disse o primeiro comandante da PSP do Porto, Ângelo Sousa.

O responsável enumerou algumas das medidas preparadas, somando ao chamado policiamento de proximidade com agentes fardados e carros patrulha, as brigadas de investigação criminal, inteligência policial e unidades especiais de polícia.

"Adoptaremos medidas excepcionais de segurança. Algumas serão visíveis e outras não tão visíveis. A cidade do Porto está preparada para uma noite de Passagem de Ano que se pretende tranquila", disse Ângelo Sousa.

Nesta sessão também foram frisados os apelos para que as pessoas que decidam aceder à Baixa do Porto para assistir aos diferentes espectáculos e ao fogo-de-artifício o façam com recurso aos transportes públicos ou privilegiem o uso de parques periféricos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ervadomato
    29 dez, 2017 Lisboa 18:09
    Eu estava a pensar ir ao Terreiro do Paço mas com essa de proibirem levar garrafas de champanhe já não sei se vai ser essa a minha opção. Que exagero. Será que também posso levar óculos? Será que também posso levar atacadores nos sapatos?

Destaques V+