Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Continua a haver mais portugueses a emigrar do que a regressar

28 dez, 2017 - 10:32

Secretário de Estado diz à Renascença que o crescimento económico ainda não é o suficiente para convencer os muitos jovens qualificados que saíram a voltar ao país.

A+ / A-

O Governo reconhece que ainda não conseguiu inverter o défice migratório. As saídas ainda são superiores ao número de jovens qualificados que regressa a Portugal.

O secretário de Estado das Comunidades assume que o crescimento económico nacional ainda não está a captar os jovens que saíram nos últimos anos.

“Independentemente de termos níveis de crescimento económico já positivos, eles não conseguem penetrar nesta rede”, diz José Luís Carneiro. As condições económicas criam “uma certa facilidade na saída e na instalação e, portanto, o movimento de regresso ao país será mais demorado que o de saída”, conclui.

No último ano saíram 97 mil pessoas, depois de em 2015 terem sido 101 mil.

Segundo as Nações Unidas, vivem quase 2,3 milhões de portugueses fora de Portugal. Desde 1990 até 2014, em média 100 mil pessoas saíram por ano à procura de melhores condições no estrangeiro.

Nos últimos 27 anos, a emigração cresceu 20%.

Os dados nas Nações Unidas mostram que a Europa concentra a maioria dos emigrantes portugueses: França é o principal país de acolhimento, seguido da Suíça, Reino Unido, Espanha, Luxemburgo e Alemanha.

Já a nível mundial, os Estados Unidos e o Canadá foram os destinos preferenciais.

Em termos mundiais, Portugal possui a 26ª comunidade no estrangeiro, num ranking que é liderado pela Índia.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Idalio
    28 dez, 2017 Viseu 22:28
    Portugal nao e um problema de trabalho mas Sim os rendimentos do mesmo custo de vida ao preço da maioria dos Paises Europeus ou alguns superior para salarios de Miseria em Portugal as familias auferem hoje menos rendimentos que nos anos 70/80 ao Diabo a Democracia bem Salazar para salvar de novo este moribundo Portugal
  • tito
    28 dez, 2017 Lisboa 14:28
    As universidades e outras entidades continuam a produzir licenciados/profissionais em todas as áreas que este pequeno País não vai poder empregar por muito que a economia cresça logo a emigração é a única saída .Regresso de jovens qualificados e depois?Onde os coloca?Na prateleira?A emigração é superior á natalidade e os óbitos representam 80 000 por ano logo Portugal está a perder aceleradamente população.
  • estado é bom demais?
    28 dez, 2017 do r-q-t-parta 13:57
    continuando. Tu às tantas já nem distingues funcionários publicos de precários do fundo de desemprego. Se fores à câmara onde trabalho o que verás são mulheres de limpeza a contrato temporário a 500 euros, ou então pelo rendimento minimo a trabalhar meio dia por 100 euros, porque até os trabalhos de limpeza têm sido dispensados dos quadros. Se tem a mais é porque o fundo de desemprego despeja tudo para as câmaras....Depois quanto aos trabalhadores dos quadros, não sei se sabes, pelos vistos não, mas pronto tudo está ligado aos privilégios, até os que estão de contato. Deixa de ser mentiroso e desonesto quando dizes que há funcionários públicos em abundancia. Ou será que querias que professores, jardineiros das câmaras, quem trabalha na contabilidade ou noutros sectores passasse tudo para o privado para que estes pudessem fazer tudo o que quisessem. E porque não culpas os grandes capitalistas que esmagam os mais pequenos e ainda reduzem trabalhadores para colocar máquinas. Tu afinal dizes muito mas acertas muito pouco. Não me digas que és burro de carga no privado e que recebes o salário minimo? Se no privado se trabalha mais, pois foi o que as pessoas aceitarem. O que é que tenho a ver com isto. Eu trabalho na função pública e não me considero privilégiado, pois tenho o salário congelado desde de 2010. O trabalho é um direito, é com trabalho que se consegue viver, não com esmolas do estado. és outro nojento que o que queria era por funcionários públicos a pão e água.
  • É bom demais é!
    28 dez, 2017 do r-q-t-parta 13:30
    "O estado é bom demais" Pois, então acabe-se com os juízes, os militares e com todos os serviços públicos. Os boys estes já vêm desde de 74, portanto não descobriste a pólvora. Ninguém anda a defender boys ou privilégios sob privilégios, mas se formos a ver há o mexias a ganhar balurdios e tenho que pagar a electricidade mais cara da europa. Quando dizes que temos mais funcionários públicos do que países com a nossa dimensão territorial?'?'? Tu deves é ser cego de um olho e outro ainda com cataratas. Se há pontes ou não, não é isto o mais importante, os salários dignos é que contam mais, mas pelos vistos és tão cego e não enxergaste muitos dos funcionários que também têm salários miseráveis, congelados e trabalham para te servir também. Quem escolheu ir para o privado escolheu as condições de trabalho. Se têm falta ou se trabalhem mais, isto tem a ver é com os patrões, metem dois a trabalhar em vez de 4 e depois é claro que alguns passam a ser burros de carga, mas garanto-te que a culpa não é minha, e sou funcionário público. Quanto ao estado ser bom demais. Ninguém anda a defender aqui abusos como queres dar a entender. Se o prejuízo do país é os militares e não a falta de trabalho, de empresas e a competitividade da europa que mete este país de rastos, então que se acabe com os militares e todas as instituições. Mas também que não seja para o privado fazer uso e abuso. O estado emprega muita gente que não tem trabalho no privado e coloca no quadro 1 ou 2 de 20 em 20 ano
  • mas!
    28 dez, 2017 port 13:23
    Onde é que está a novidade? Depois de 4 anos terem feito ao país e aos portugueses o que fizeram, queriam que em 2 anos ficasse tudo resolvido? Destruir é fácil e num segundo se destrói, construir é muito mais difícil! Só um ignorante ou quem estiver de má fé é que pode fazer comentários como alguns dos que aqui se podem ler! Comentários da treta e de irracionalidade! Tenham juízo! Claro que, quem está lá fora e que ganha 2000 ou 3000 euros por mês, pensa duas vezes em regressar! Mas onde está a duvida?...E quem fala em crimes financeiros, até parece que lá fora também não os houve e que por eles também aqui pagámos e bem!...muitos foram importados claro que com a conivencia ou a incapacidade e irresponsabilidade, de dentro!
  • San
    28 dez, 2017 coimbra 13:22
    Se chegar a tornar-me emigrante juro não enviar nem um cêntimo para este pais de políticos ladrões. Roubaram descaradamente os nossos emigrantes estes gatunos.
  • Artur Fernando Barre
    28 dez, 2017 Atalaia--MONTIJO 12:40
    Apelo aos jovens imigrantes...! Não caiam no erro que eu cometi, um imigrante da velha guarda emigrado desde 1963, que procurou a sua independência, e sua auto-sustentação, com trabalho suor e lágrimas percorrendo três continentes, levando uma vida regrada, e enviando as suas remessas para Portugal, depois de regressar sou confrontado com um crime de dano financeiro e moral atroz, um banco com alvará do Banco supervisor.."Banco de Portugal" assalta, rouba, as minhas economias, isto acontece num país que não merece as remessas dos imigrantes, que afinal ajudam a tapar os buracos orçamentais de um sistema democrático inquinado de ladrões de corruptos, numa democracia castrada de valores, aonde os credenciados ladrões tem a complacência, ou conivência desta medíocre justiça, aonde as entidades que deviam monitorizar, supervisionar, demonstram incompetência e moral, ficando os criminosos financeiros impunes. O meu conselho vai no sentido dos imigrantes não enviarem as remessas do seu esforço e trabalho, para um País que não lhes oferece segurança ás vossas poupanças..Apenas sustentam toda uma cáfila de oportunistas e ladrões...I wish to all of you all the Best, and remember do not put your sweat at risk by sending money to this country.!
  • ESTADO É BOM DEMAIS
    28 dez, 2017 Lx 12:38
    Caro Rodolfo, aconselho-o a ir ao site das reformas da Caixa Geral de Aposentações e veja as reformas que estão lá mencionadas num país de tanga: militares, juízes, procuradores, por aí adiante com reformas de 5 e 6 mil euros por mês...Trabalham menos que no privado, têm mais férias, pontes e tolerâncias de ponto, temos mais funcionários públicos do que países com a nossa população e dimensão territorial pois teremos que satisfazer os interesses dos partidos em colocar os seus boys e girls no estado e nas empresas públicas.Veja o que se passou na Câmara de Lisboa: 130 assessores para 17 deputados municipais...É fartar vilanagem e nós pagamos...Temos dois países o daqueles que se encontam à mama do estado e aqueles que arriscam cá ou fora e saem da sua zona de conforto. Conforto é ter emprego toda a vida sem fazer muito.Existem mais de cem mil funcionários públicos a mais no Estado português...O estudo está feito desde o tempo do Guterres, um socialista insuspeito...
  • 28 dez, 2017 12:36
    A ideia e' sair e nao voltar ... de maneira alguma trazer dinheiro de volta. Correm com o pessoal e depois querem que voltemos de bolsos cheios ? 'perem sentados
  • joao almeida
    28 dez, 2017 Aveiro 12:32
    afinal o paraiso do Costa não convence ninguém mas só se fala desta situação de mansinho as tvs não dizem nada só se compreende a CMtv porque não mete sangue nem mortes senão eram horas e horas de comentários bacocos ( por experts em todas as matérias)

Destaques V+