Tempo
|
A+ / A-

Escolha a Palavra do Ano. "Incêndios", "afecto", "floresta" lideram as escolhas

28 dez, 2017 - 07:15

Processo de votação termina no final do mês. No ano passado, "geringonça" foi a palavra vencedora.

A+ / A-

"Incêndios" lidera as preferências para a Palavra do Ano 2017, reunindo 38% dos mais de 20 mil votos feitos até ao momento, revelou a Porto Editora, promotora da iniciativa, cuja votação termina no dia 31.

Em segundo e terceiro lugar surgem as palavras "afecto", com 18% dos votos, e "floresta", com 14%.

O processo de votação, que decorre no site, teve início no passado dia 1 e termina no final do mês.

A palavra vencedora será conhecida no dia 4 de Janeiro, às 10h30, numa cerimónia na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém, no concelho de Loures, nos arredores de Lisboa.

Segundo os responsáveis pelo concurso, "em Portugal, após ultrapassarmos os 20.000 votos", os vocábulos "incêndios", "afecto" e "floresta" lideram as intenções dos votantes, logo seguidas pelas palavras "vencedor" e "crescimento", escolhidas por 8% e 5% dos participantes.

Conforme explicou a Porto Editora no primeiro balanço das votações, feito a 15 de dezembro, quando a palavra "incêndios" já liderava as escolhas, esta foi incluída na lista de dez finalistas, por causa dos "sucessivos incêndios" que deflagraram "este ano em todo o país", fazendo de 2017 um dos mais trágicos de sempre, pela enorme quantidade de vítimas e pela dimensão da área atingida.

Empatadas, com 4% dos votos, estão as palavras "cativação", "desertificação" e "gentrificação".

No final da lista surgem "peregrino", palavra escolhida por 3% dos votantes e, por último, "independentista", com apenas 1% dos votos.

A eleição da Palavra do Ano vai na nona edição.

As palavras eleitas nas edições anteriores foram "esmiuçar" (2009), "vuvuzela" (2010), "austeridade" (2011), "entroikado" (2012), "bombeiro" (2013), "corrupção" (2014), "refugiado" (2015) e "gerigonça" (2016).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+