Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Juntos pela Catalunha” admite “teleposse” para Puigdemont

28 dez, 2017 - 01:30

Líder da coligação continua fugido na Bélgica, mas já decorrem negociações para a formação do novo Governo catalão.

A+ / A-

A coligação “Juntos pela Catalunha”, o maior partido independentista da região, admite que o líder Carles Puigdemont seja empossado presidente do novo governo regional por "teleposse".

Jordi Turull, ex-porta-voz da Generalitat, reafirma, em entrevista à Catalunya Radio, que o partido quer que Puigdemont volte a liderar o Governo da Catalunha.

Esta hipótese da “teleposse” obrigaria a mudar as regras do parlamento catalão, que actualmente obriga a posse e discurso presencial.

Carles Puigdemont fugiu para a Bélgica após o referendo e está em risco de ser detido se voltar a Espanha.

Turull acrescenta que já decorrem negociações com a ERC (esquerda republicana da capital) e a CUP (extrema-esquerda) para a formação de um Governo maioritário só com partidos independentistas.

O “Juntos pela Catalunha” insiste também na necessidade de ser retirado o artigo 155, que determina que seja Madrid a liderar o Governo da Catalunha depois da região ter avançado para um referendo unilateral a tentar a independência.

Nas recentes eleições na Catalunha o partido mais votado foi o constitucionalista Cidadãos, mas os três partidos independentistas têm a maioria dos deputados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+