Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Obama preocupado com uso irresponsável das redes sociais

27 dez, 2017 - 15:52

O antigo Presidente dos Estados Unidos deu uma improvável entrevista ao príncipe Harry, emitida pela BBC.

A+ / A-
Obama entrevistado por Harry: Como as redes sociais nos podem corroer
Obama entrevistado por Harry: Como as redes sociais nos podem corroer

O antigo Presidente dos Estados Unidos Barack Obama alerta para a utilização irresponsável das redes sociais.

Numa improvável entrevista concedida ao príncipe Harry, do Reino Unido, e transmitida pela estação BBC 4, Obama pediu responsabilidade a todos os que ocupam cargos de liderança para não “corroerem” o discurso na praça pública.

Sem se referir ao actual Presidente Donald Trump, conhecido pelas suas polémicas mensagens no Twitter, Obama mostrou-se preocupado com a possibilidade de a realidade ser distorcida nas redes sociais.

“Todos nós que ocupamos cargos de chefia temos que encontrar formas de recriar um espaço comum na internet. Um dos perigos da internet é que as pessoas podem ter realidades completamente diferentes. Podem ficar apenas envoltos em informações que reforçam os seus preconceitos”, disse em resposta a uma barragem de perguntas do príncipe Harry.

Para o antigo Presidente norte-americano, é preciso aproveitar uma tecnologia que permite a divulgação de diferentes opiniões e perspectivas, mas evitar que isso leve a uma “balcanização da sociedade”.

Obama defende que o contacto cara a cara pode ajudar a contrariar as visões extremas.

“As redes sociais são uma ferramenta poderosa para as pessoas com interesses comuns se juntarem, se conhecerem e ficarem ligados. Mas depois é importante que também fiquem ‘offline’, que se encontrem no bar, no local de oração, nos bairros e que se conheçam”, afirma o antigo Presidente.

Nesta entrevista, Obama disse que, apesar de todos os problemas, olha para o futuro do mundo com optimismo.

"Se assumirmos a responsabilidade de estarmos envolvido no nosso próprio destino, se participarmos, se nos envolvemos, se falarmos, se trabalharmos em nossas comunidades, se fizermos voluntariado, então todos os problemas que enfrentamos são resolúveis apesar de todas as terríveis notícias.”

“Se pudesse escolher uma altura da história humana para nascer seria hoje, porque o mundo está mais rico, saudável, com mais educação e mais tolerante, mais sofisticado e menos violento”, conclui Obama.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+