Tempo
|
A+ / A-

Mais seis independentistas acusados na Catalunha

22 dez, 2017 - 18:28

Os suspeitos são acusados de rebelião, sedição e suspeitas de corrupção.

A+ / A-

O Supremo Tribunal espanhol vai acusar mais seis personalidades independentistas catalãs por rebelião, sedição e suspeitas de corrupção, um dia após a vitória dos partidos independentistas nas eleições regionais.

Numa decisão divulgada pela agência noticiosa France-Presse (AFP), o juiz de instrução Pablo Llarena decidiu designadamente alargar o seu inquérito a Marta Rovira, que foi eleita deputada: Rovira é a segunda dirigente da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), cujo presidente Oriol Junqueras está na prisão.

Artur Mas, o antecessor de Carles Puigdemont na chefia do governo regional, punido com dois anos de inelegibilidade por ter organizado em 2014 uma consulta sobre a independência, também será alvo de um inquérito, à semelhança de Marta Pascal, a dirigente do seu partido.

Nos novos indiciamentos judiciais surgem ainda dois ex-deputados do partido independentista de extrema-esquerda CUP, Anna Gabriel e Mireia Boya, e a presidente da Associação dos municípios pela independência, Neus Lloveras.

Estas seis pessoas juntam-se aos 22 políticos e activistas catalães já acusados pelo seu envolvimento no processo independentista, que culminou em 27 de Outubro com o voto de uma declaração unilateral de independência no parlamento regional, e motivando a resposta inédita do Governo central que colocou a Catalunha sob tutela.

Entre os indiciados incluem-se 14 membros do governo destituído de Carles Puigdemont e dois presidentes de associações independentistas, Jordi Sánchez e Jordi Cuixart. Os dois últimos estão detidos com os ex-membros do governo, Oriol Junqueras e Joaquim Forn.

Na sua decisão o juiz explica que, segundo um inquérito da Guardia Civil, todos participaram em reuniões destinadas a "conceber e elaborar o processo de rutura" da região com a Espanha. São ainda suspeitos de participar num "comité estratégico" que teria dirigido a marcha em direção à independência.

Fonte judicial explicou à AFP que o juiz deve ainda detalhar as acusações que emitiu em direcção aos novos indiciados.

Na quinta-feira, na sequência as eleições regionais antecipadas, os partidos independentistas renovaram a maioria absoluta no parlamento catalão (70 dos 135 lugares).

Três dos quatro líderes sob detenção foram eleitos deputados, para além de Carles Puigdemont, que escapou às perseguições judiciais e se refugiou na Bélgica. Acusado de rebelião, sedição e peculato, será detido caso decida regressar a Espanha.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JChato
    23 dez, 2017 08:48
    No tempo da "antiga senhora", quando decorreu a eleição para a Presidência da República a que concorreu o Sr. General Humberto Delgado e que como se sabe, "perdeu", o meu (saudoso) Pai votou numa "mesa de voto com muito poucos eleitores"! No final, e após "saírem os resultados", 100% dos que lá depuseram o "seu voto" ... eram "contra Humberto Delgado"! Mais tarde, o meu pai (antifascista até morrer e que me ensinou, horas a fio, sobre o REAL conceito de DEMOCRACIA o que fez de mim um DEMOCRATA, muito antes do 25/Abril) confidenciou-me que ele tinha votado no Sr. Humberto Delgado! E, soube ele, que nos dias seguintes, elementos da PIDE "andaram a cheirar por lá" ... por razões óbvias! A diferença desses dias, para hoje é que "quem não simpatiza com o regime em vigor" .... é "acusado" ... com base numa Constituição (tal como a nossa) que NÃO RESPEITA minimamente o CONCEITO PURO DE DEMOCRACIA! Vivemos num "mundo" em que o PURO CONCEITO DE DEMOCRACIA ... não existe! O "regime" em que vivemos, é uma asquerosa partidocracia! Os resultados estão à vista! A HISTÓRIA MILENAR dos POVOS CATALÃO E BASCO (só para falar no caso de Espanha, porque, no Mundo existem CENTENAS!) ... é "abafada"! Como se viu, "Independentistas" há de todas as ideologias! Logo, não faz sentido comentar que é a "extrema - esquerda" ou "extrema - direita" que "quer a Independência"! É UM POVO QUE QUEREM CALAR! Para tal recorrem "à Lei"! Assim vamos vivendo! O resto é "paleio politiqueiro" lá como cá!
  • Rui
    23 dez, 2017 OAZ 05:38
    O melhor é ir convocando eleições e, prendendo os independentistas. Podem-se candidatar, dá um ar muito democrático. chega o dia em que estão todos presos ( não interessa a acusação ). Então chega o dia em que não ganham.
  • Jorge Santos
    23 dez, 2017 Senhora da hora 03:58
    O timing da decisão seria sempre polémico neste contexto. De referir que ao contrário do que muita gente escreve, mais eleitores votaram em partidos não independentistas e a vantagem que este grupo já tinha em relação aos separatistas até se alargou, a maioria parlamentar deve-se á conversão ( Des)proporcional de votos em mandatos.
  • AA
    23 dez, 2017 LX 01:36
    NÃO SÓ MADRID PERDEU CLARAMENTE AS ELEIÇÕES - A MAIORIA PARLAMENTAR É A FAVOR DA INDEPENDÊNCIA, COMO JÁ ERA - COMO AINDA CONTINUAM A PRENDER PESSOAS PORQUE SIMPLESMENTE TÊM CONVICÇÕES DIFERENTES. ESPANHA NÃO É UM PAÍS DEMOCRÁTICO, RAJOY NÃO É SÉRIO E É TRISTE QUE OS MAIS ALTOS REPRESENTANTES POLÍTICOS PORTUGUESES E EUROPEUS ALINHEM PELO DIAPASÃO DE MADRID. PS - VEJAM LÁ SE NÃO CENSURAM, COMO É HÁBITO. AFINAL PARA QUE SERVIU O 25 DE ABRIL?
  • JP
    23 dez, 2017 Olhão 01:27
    Não chega ter presos políticos há mais de 6 meses sem culpa formada e agora põem lá mais uns tantos. Como no tempo do Franco e Salazar metem os opositores no chelindró e depois logo se vê. Mas a UE assobia para o lado e um país da mesma união permite ter condenados políticos pela (justiça) espanhola. Um destes dias estão mais de 2 milhões de bascos enviados nas prisões espanholas.
  • 22 dez, 2017 20:17
    Comentários na renascença para quê, para não serem publicados ? Ou para o estado ficar a saber quem pensa o quê ?!
  • sergio machado
    22 dez, 2017 Oeiras 19:59
    A justiça espanhola bem podia acusar mais alguns independentistas para eles ficarem em minoria. Saudações nazistas e canções do hino de Franco Cara ao sol na marcha organizada por La Falange neste último sábado em Madri para homenagear a morte de José Antonio Primo de Rivera, fundador da festa fascista La Falange Española. Em outros países os partidos nazis estão no poder, nomeadamente na Alemanha, mas em Espanha têm toda a liberdade, Em que partido Rajoy militava no tempo de Franco? Afirmou o "diálogo" dentro da lei? Optimo. Mas a Lei não deve ser o espelho da maioria dos cidadãos? A Catalunha com grande participação dos cidadãos escolheu os independentistas. Agora Rajoy só tem que defender que a Lei respeite a vontade da Catalunha. Viva a Republica......
  • Paulo C.
    22 dez, 2017 Almada 19:23
    A justiça espanhola está ao serviço do governo.

Destaques V+