Tempo
|
A+ / A-

Poupança atinge valor mais baixo dos últimos 18 anos

22 dez, 2017 - 16:02

A culpa é, sobretudo, do aumento dos impostos, concluiu o Instituto Nacional de Estatística.

A+ / A-

A poupança das famílias portuguesas atingiu o nível mais baixo desde 1999, anunciou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

No terceiro trimestre do ano, “a taxa de poupança das famílias diminuiu para 4,4% do rendimento disponível, menos um ponto percentual do que no trimestre anterior”, refere o INE.

Trata-se do valor mais baixo dos últimos 18 anos, desde que o organismo responsável pelas estatísticas nacionais iniciou a série sobre a poupança.

De acordo com o INE, esta queda está relacionada com a descida do rendimento das famílias, em 0,3%.

A quebra do orçamento familiar está, por sua vez, relacionado com o aumento "8,4% dos impostos sobre o rendimento pagos pelas famílias, que mais do que compensou o aumento de 0,9% das remunerações recebidas".

O INE também anunciou esta sexta-feira que o défice orçamental fixou-se em 393,9 milhões de euros até Setembro, ou seja, 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB).

O défice orçamental dos primeiros nove meses revela também uma melhoria face ao primeiro semestre do ano (quando representou 1,9% do PIB) e fica bem abaixo da meta do Governo para o conjunto de 2017, de obter um défice 1,4% do PIB.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eborense
    22 dez, 2017 Évora 16:58
    Estou curioso para ver e ouvir os apoiantes da geringonça sobre estes dados. E também o Galamba!
  • Eborense
    22 dez, 2017 Évora 16:56
    De acordo com o INE, esta queda está relacionada com a descida do rendimento das famílias, em 0,3%. A quebra do orçamento familiar está, por sua vez, relacionado com o aumento "8,4% dos impostos sobre o rendimento pagos pelas famílias, que mais do que compensou o aumento de 0,9% das remunerações recebidas". O défice vai ser inferior a 1,3 %. Milagre...milagre.. do Santo António Costa de Lisboa.

Destaques V+