Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vereador do BE está contra concessão do Teatro Maria Matos a privados

20 dez, 2017 - 16:10 • Elsa Araújo Rodrigues

À Renascença, Ricardo Robles diz que é "má ideia". PS não poderá contar com apoio do Bloco, com quem fez acordo para governar autarquia.

A+ / A-

Privatizar a gestão do Teatro Maria Matos, em Lisboa, é uma "má ideia" que está "dentro de uma lógica de privatização", considera Ricardo Robles, vereador do Bloco de Esquerda (BE) na autarquia. Se a ideia se tornar numa proposta efectiva, a mesma terá o voto contra do Bloco de Esquerda em Assembleia Municipal.

A vereadora da Cultura da Câmara de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, avançou com a ideia de entregar a gestão do teatro municipal a privados, em entrevista ao jornal "Público".

À Renascença, Ricardo Robles afirma que passar a programação do Teatro Maria Matos para a mão dos privados "é uma lógica de privatização e de programação que não é sujeita aos critérios de serviço público de cultura a que deveria obedecer a rede de teatros municipais".

O vereador do BE concorda com a reconfiguração do teatro e que "possa ser eventualmente alvo de um concurso para uma [nova] direcção artística ou de uma programação cultural".

Mas reforça: "Não estamos de acordo que seja alvo de uma entrega a uma produtora ou um privado, para a gestão privada do teatro municipal. É uma má ideia que não iremos acompanhar".

A entrega do Maria Matos a privados é uma "má ideia" para Robles, mas o bloquista admite um acordo com o PS no contexto das "boas ideias" que também foram enunciadas pela vereador da Cultura da autarquia, como a organização em rede da programação dos teatros municipais e a sua eventual especialização a nível temático.

A Assembleia Municipal, órgão deliberativo do município, tem competências de apreciação das grandes linhas da política municipal, sob proposta da câmara, em matérias como a celebração de contratos de concessão pela autarquia.

O PS tem 33 deputados municipais, necessitando de mais cinco votos para obter maioria simples na Assembleia Municipal. O Bloco de Esquerda tem quatro deputados municipais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    20 dez, 2017 Viseu 17:53
    Os comunistas quereriam tudo nacionalizado para depois acabarmos como a Venezuela: po-bres e desgraçados, mas eles a mandar no povo!
  • MENTIROSO CAVIAR
    20 dez, 2017 Lx 16:51
    E em relação à taxa de Protecção civil que o TC confirmou ser imposto como é que este "artista" votou? Absteve-se para fazer passar o orçamento da Câmara de Lx...Grande artista me saiu este bloquista de caviar...

Destaques V+