Tempo
|
A+ / A-

Bispo de Viana do Castelo preside à missa de Natal na paróquia de Lavradas

19 dez, 2017 - 15:41 • Ecclesia

Diocese vai destinar ofertas da veneração da imagem do Menino Jesus à reconstrução da igreja paroquial destruída por um incêndio.

A+ / A-

O bispo de Viana do Castelo vai presidir à Missa do Dia de Natal na comunidade paroquial de Lavradas, onde a igreja foi destruída por um incêndio na madrugada desta segunda-feira.

Num comunicado enviado à Agência Ecclesia, a Diocese de Viana do Castelo pede a todas as paróquias que destinem as ofertas por altura da veneração da imagem do Menino Jesus nas Eucaristias de Natal à reconstrução do templo, construído no século XVII.

“Sugerimos que as esmolas recolhidas em todas as Paróquias da Diocese, nas Eucaristias de Natal, por altura da veneração da imagem do Menino-Jesus, sejam canalizadas para as obras de recuperação do templo”, refere a Diocese de Viana do Castelo.

Num documento assinado pelo bispo diocesano, D. Anacleto Oliveira, indica-se que as “esmolas devem ser entregues diretamente ao pároco ou depositadas na conta da Fábrica da Igreja Paroquial de Lavradas, cujo IBAN é o seguinte: PT50003506330000752643119”.

A Ecclesia apurou que o bispo de Viana do Castelo vai presidir à Missa do Dia de Natal na paróquia de Lavradas, celebrada agora na sede da Junta de Freguesia.

Na sua mensagem, D. Anacleto Oliveira solicita a “ajuda fraterna” de toda a diocese para esta paróquia “irmã”.

“Mostremos, nesta hora, como diocesanos de Viana do Castelo, que estamos unidos a Jesus Cristo e, através d’Ele, a todas as pessoas que fazem parte desta comunidade e que atravessam um momento difícil. Façamo-lo através da comunhão que nos une como cristãos da mesma Diocese e como cidadãos do mesmo país”, afirma D. Anacleto Oliveira no comunicado.

A igreja paroquial de Lavradas foi destruída por um incêndio na madrugada do dia 18 de Dezembro; o alerta foi dado perto das cinco da manhã, mas quando os bombeiros chegaram ao local já não havia nada a fazer, a igreja tinha sido completamente tomada pelas chamas. A única divisão que foi possível preservar do fogo foi a zona da sacristia.

Por agora, a comunidade católica local vai passar a celebrar a Eucaristia na sede da Junta de Freguesia e da Associação Lavradas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+