Tempo
|
A+ / A-

Ferro considera 2017 "inesquecível", Marcelo diz que foi um "ano contraditório"

19 dez, 2017 - 15:32

O presidente da Assembleia da República apresentou cumprimentos de boas festas ao Presidente da República, no Palácio de Belém.

A+ / A-

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, considerou hoje que 2017 foi "inesquecível", também por maus motivos, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, descreveu-o como "um ano contraditório".

Durante uma sessão de apresentação de cumprimentos de boas festas da Assembleia da República ao Presidente da República, no Palácio de Belém, os dois elogiaram o relacionamento entre os respectivos órgãos de soberania, em termos institucionais e no plano pessoal.

Ambos fizeram um balanço de 2017, e concordaram que houve progressos económicos e financeiros e que a imagem externa de Portugal melhorou. Ferro Rodrigues falou numa "renovada imagem positiva" do país e Marcelo Rebelo de Sousa numa "nova maneira de internacionalmente se ver o país".

Segundo o Presidente da República, este "foi um ano cheio, talvez cheio de mais", e "foi um ano contraditório, feito de notícias agradáveis e feito de choques muito profundos".

"Teríamos dispensado boa parte daquilo que foi vivido no ano que está a terminar. Mas não teríamos dispensado, obviamente, os sucessos que tivemos, quer os sucessos no domínio económico e financeiro, quer os sucessos em termos de reconhecimento internacional", declarou o chefe de Estado, acrescentando: "Esse é um facto indiscutível, e que nos alegra como portugueses".

Relativamente aos aspectos negativos do ano, o presidente da Assembleia da República, que interveio primeiro, lembrou a morte de Mário Soares, em Janeiro.

"O ano de 2017, que está a terminar, foi um ano marcado por alguns acontecimentos que muito nos entristeceram. Em primeiro lugar, logo no início do ano, o falecimento de Mário Soares, fundador da democracia e da nossa Constituição da República e grande lutador", afirmou.

Ferro Rodrigues referiu-se depois aos incêndios que mataram mais de cem pessoas: "Tivemos em Junho e Outubro fogos de enorme dimensão que causaram muitas mortes, muito sofrimento a muita gente e que destruíram uma parte da nossa riqueza florestal".

"Portanto, este ano é inesquecível também por esses maus motivos", concluiu.

Por sua vez, Marcelo Rebelo de Sousa disse que Portugal teve em 2017 "momentos de profunda tristeza, de que os dois mais salientes, embora não únicos, mas de longe mais salientes, foram as tragédias de Junho e de Outubro".

Quanto aos "momentos de alegria", além dos progressos económicos e financeiros, o Presidente da República apontou as eleições autárquicas de 1 de Outubro: "É sempre um momento de júbilo, porque é um momento de valorização de uma das componentes essenciais da nossa democracia constitucional".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 19 dez, 2017 palmela 22:59
    inesquecivel ,amargurado ,triste, 15 outubro de 2017 .
  • Joao
    19 dez, 2017 Lisboa 18:38
    "Inesquecível", para mim, soa a positivismo, certamente, não foi um ano assim tão positivo, principalmente, para os que neste momento estão só, ou os que perderam tudo, à que escolher melhor as palavras...
  • Fernando Gouveia
    19 dez, 2017 Chambesy 18:24
    SABOROSOS
  • Carlos Costa
    19 dez, 2017 Santarem 17:39
    2017 foi o ano das maiores tragédias ocorridas em Portugal,depois do terramoto de 1755!!!!!!! É claro que,há quem considere que foi um ano "saboroso"!!!!!
  • XUXAS MANIPULADORES
    19 dez, 2017 Lx 16:40
    Será um 2017 pelas mais de 106 mortes dos incêndios enquanto o kamarada Kosta fugia dos incêndios e se refugiava a banhos nas Ilhas Baleares...gente sem coluna vertebral e sem ética que vive das trapaças e da mentira e da manipulação dos pobres dos portugueses.Estes xuxalistas são os maiores demagogos de que existe memória.Levaram-nos poor 3 vezes à bancarrota e mesmo assim não tem vergonha no discurso...Uns pantomineiros e vendedores da banha da cobra estes que se dizem socialistas da treta, peta e da teta...
  • XUXAS MANIPULADORES
    19 dez, 2017 Lx 16:34
    Discurso apalermado deste inesquecível kamarada que tomou de assalto o Parlamento...Já o conhecemos de outras andanças mais escabrosas este xuxalista de meia tigela...quando afirmava que se "estava cagando para a justiça"... Um belo exemplo da nossa pobre e depauperada democracia com gente deste calibre....
  • FALTA DE ÉTICA
    19 dez, 2017 Lx 16:00
    Sim, inesquecível pelo inusitado número de mortes do desgoverno socialista.( 106 mortos para além dos feridos...) A falta de vergonha deste socialista é demais e a memória é demasiado curta com estes.Esta gente perdeu o norte.:Sem comentários. Vá de férias kamarada Ferro e leve o vendedor da banha da cobra chamado Costa. Assim, as vossas férias serão melhor para um país irrespirável com o nepotismo que vos deveria envergonhar na promoção da família aos cargos públicos e dos amigos, dos boys e girls, dos caso de Tancos, da Legionela, Raríssimas ...Tivessem ética e talvez pudessem ter coluna vertebral que é coisa que não sabem o que é... Um presidente da AR parcial e sem coluna vertebral para o lugar...Mas é disto que a populaça gosta...
  • zita
    19 dez, 2017 lisboa 15:55
    Pois foi! foi o ano em que morreram mais pessoas e amimais queimados, em que arderam mais postos de trabalho, pessoas que ficaram sem casas etc..., só coisas boas!!!!

Destaques V+