Tempo
|

Nova estratégia de Trump aponta Rússia e China como “potências rivais”

Nova estratégia de Trump aponta Rússia e China como “potências rivais”

Tempo
|
A+ / A-

19 dez, 2017 - 00:43

Documento admite que a Rússia tentou influenciar as eleições de 2016.

A+ / A-

A nova estratégia de segurança nacional dos Estados Unidos admite que a Rússia tentou influenciar as eleições de 2016. Na apresentação do documento, o Presidente Donald Trump disse que Moscovo e a China são “potências rivais”.

O chefe de Estado apresentou esta segunda-feira as linhas gerais da estratégia, mas não fez referência às interferências russas.

No seu discurso referiu que os Estados Unidos estão “envolvidos numa nova era de concorrência” e considerou a Rússia e a China como obstáculos à hegemonia norte-americana.

Para Trump, Moscovo e Pequim são “potências rivais” que procuram “desafiar a influência americana, valores e riqueza”.

“Tentaremos construir uma grande parceria com essas e outras nações, mas de uma maneira que proteja sempre os nossos interesses nacionais.”

Um exemplo de parceria apontado por Trump foi o alerta norte-americano que impediu um atentado terrorista em solo russo.

As palavras de Trump são mais suaves do que as utilizadas na nova estratégia de segurança nacional dos Estados Unidos.

O documento considera que Rússia e China são “poderes revisionistas” que procuram “moldar um mundo antiético aos valores e interesses dos Estados Unidos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+