Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rohingya. Pode a Nobel da Paz vir a ser julgada por genocídio?

18 dez, 2017 - 11:06

O silêncio de Aung San Suu Kyi sobre a minoria muçulmana levou a Amnistia Internacional a acusá-la de praticar “política de avestruz”. ONU considera os Rohingya uma das minorias mais perseguidas do planeta.

A+ / A-

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos admitiu a hipótese de Aung San Su Kyi, conselheira de Estado em Myanmar (antiga Birmânia) e Nobel da Paz, vir a ser julgada por genocídio por causa da tragédia dos Rohingyas.

“Dada a escala da operação militar, houve claramente uma decisão superior. E há também o crime de omissão. Caso tenha tido conhecimento do que estava a acontecer e nada tenha feito, então pode ser julgada ao mais alto nível por isso”, afirmou Zeid Ra'ad Al Hussein em entrevista à BBC.

Apesar de reconhecer que o poder de Suu Kyi é limitado, o alto comissário acredita que ela poderia ter feito mais para tentar parar a campanha militar. Além disso, critica-a também por nunca usar a designação "Rohingya". “Ao omitir o nome que os identifica levou a uma desumanização”, sublinha.

Há provas das terríveis atrocidades que estão a ser cometidas: massacres, homicídios e violações em massa de que eu próprio ouvi testemunhos em campos de refugiados.

O silêncio de Suu Kyi sobre a minoria muçulmana levou a Amnistia Internacional a acusá-la de praticar “política de avestruz”.

A Human Rights Watch (HRW) denunciou, esta segunda-feira, que outras 40 aldeias da minoria muçulmana Rohingya no oeste do país foram queimadas no âmbito da ofensiva militar que levou mais de 655 mil pessoas a fugir para o Bangladesh.

A organização internacional de defesa dos direitos humanos recorreu a imagens de satélite para identificar os novos incidentes, registados entre Outubro e novembro, que elevam para 354 o número de aldeias total ou parcialmente queimadas desde o início da campanha do exército birmanês em 25 de Agosto.

A repressão do exército birmanês contra os Rohingya, classificada pelas Nações Unidas como uma “limpeza étnica”, desencadeou uma das piores crises humanas do início do século XXI na Ásia.

A organização Médicos Sem Fronteiras denunciou, na semana passada, que pelo menos 6.700 membros da comunidade morreram desde finais de Agosto na sequência da violência.

Myanmar, onde mais de 90% da população é budista, não reconhece cidadania aos rohingya, uma comunidade apátrida considerada pela ONU uma das mais perseguidas do planeta.

Apesar de muitos viverem no país há gerações, os Rohingya não têm acesso ao mercado de trabalho, às escolas, aos hospitais, além de enfrentarem uma série de privações, nomeadamente de movimentos. Em paralelo, o recrudescimento do nacionalismo budista nos últimos anos levou a uma crescente hostilidade contra eles, com confrontos por vezes mortíferos.

Aung Suu Kyi. Quem é a Nobel da Paz acusada de esquecer os direitos dos rohingya?
Aung Suu Kyi. Quem é a Nobel da Paz acusada de esquecer os direitos dos rohingya?
Quem são os rohingya, que fogem aos milhares de Myanmar?
Quem são os rohingya, que fogem aos milhares de Myanmar?
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    06 mar, 2018 22:01
    Há muito que o Prémio Nobel da Paz perdeu todo o seu significado. Basta ver que foi atribuído a criminosos de guerra como Henry Kissinger.
  • Frankie
    18 dez, 2017 Viseu 12:19
    Ela, tal como o "santo" papa Francisco, nunca tiveram coragem de pronunciar a palavra "Rohingya " em Myanmar. Tão cobarde é uma como o outro.

Destaques V+