Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nigéria. Emboscada mata quatro funcionários do PAM

17 dez, 2017 - 22:54

Ataque ocorreu na zona de conflito com os Boko Haram.

A+ / A-

Pelo menos quatro funcionários do Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas foram mortos numa emboscada no Nordeste da Nigéria. A informação é avançada pelo próprio PAM.

“O PAM confirma que uma coluna escoltada por militares nigerianos e com camiões alugados pelo PAM foram alvo de um ataque realizado por grupos armados 35 quilómetros a sudoeste de Ngala, no estado de Borno, no sábado”, indica a porta-voz do organismo.

“Quatro pessoas, incluindo o condutor e um assistente, foram mortos no incidente”, avança o comunicado, indicando ainda que “o PAM está a trabalhar com as autoridades nigerianas para determinar a localização dos camiões”.

Este é o mais recente ataque na região onde decorre o conflito com os Boko Haram, que já dura há nove anos e que as Nações Unidas consideram representar a maior crise humanitária mundial, com 8,5 milhões de pessoas a precisar de ajuda urgente para poderem sobreviver.

No ano passado, a ONU suspendeu a ajuda humanitária no estado de Borno, epicentro do conflito, depois de uma outra coluna ter sido atacada e dois funcionários terem ficado feridos.

Na semana passada, o Governo da Nigéria aprovou a libertação de mil milhões de dólares da exploração do petróleo para ajudar a luta contra os Boko Haram. A estratégia de longo prazo das autoridades passa por conter os civis dentro de cidades fortificadas.

No início deste mês, a Nigéria substituiu o comandante da campanha militar contra o Boko Haram depois de meio ano no cargo. Fontes militares citadas pela agência Reuters referem que a substituição surgiu depois de vários ataques “embaraçosos” por parte dos extremistas islamitas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao
    18 dez, 2017 Leiria 07:59
    Não entendo. Este grupo devia ser combatido. Onde estao os salvadores do Mundo USA e Europa. Que vão pro Iraque e outros locais. Ajuda humanitária não resolve nada! Parece me que o negócio de armas fala mais alto!

Destaques V+